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A IMC teve uma perda de R$ 473,6 milhões no ano passado A International Meal Company (IMC), dona de redes de restaurantes como KFC, Pizza Hut, Viena e Frango Assado, informou na manhã desta terça-feira que teve prejuízo líquido de R$ 39,6 milhões no quarto trimestre de 2020, alta de 55,9% sobre o prejuízo líquido de RS 25,4 milhões que registrou no mesmo período de 2019.
Para o ano inteiro de 2020, a IMC teve prejuízo líquido de R$ 473,6 milhões, resultado 30 vezes acima do prejuízo líquido de R$ 15,8 milhões em 2019.
O aumento no prejuízo do quarto trimestre foi impulsionado por alguns fatores como a queda da receita líquida e o aumento das despesas operacionais. A companhia teve queda de 18,5% da receita, para R$ 337,6 milhões. Os custos recuaram 12,7% ? o que não foi suficiente para conter a diminuição de 32% do lucro bruto.
Em termos ajustados, a companhia apresentou aumento de 18,5% nas despesas operacionais, passando de R$ 111,3 milhões para R$ 131,7 milhões. O número não considera, por exemplo, despesas com pré-abertura de lojas, que aumentaram 86,5% no período.
Na linha financeira houve melhora, com o resultado financeiro líquido passando de R$ 15 milhões negativo para R$ 5,72 milhões negativos.
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do quarto trimestre ficou em território negativo de R$ 6,1 milhões, depois de ter registrado um resultado positivo de R$ 29,2 milhões no mesmo trimestre de 2019. Para 2020, o Ebitda da IMC ficou negativo em R$ 378,0 milhões, ante resultado positivo de R$ 200,5 milhões um ano antes.
Divulgação
Redução no quadro de funcionários
A IMC reduziu seu quadro de funcionários em 41% desde o fim de 2019, devido à pandemia da covid-19.As informações constam no relatório da companhia sobre o desempenho financeiro no ano passado. Nele, a administração da IMC não divulga números absolutos, mas mostra a variação do quadro de empregados mês a mês, tendo como base o registrado ao fim de 2019.
Em abril de 2020, quando a crise sanitária começou a impor o fechamento de lojas, o número de funcionários foi reduzido a 32%. Em julho, subiu para metade. Em dezembro chegou a 60%, caindo a 59% em janeiro e permanecendo no mesmo patamar em fevereiro.
O fechamento de restaurantes deficitários e a ?otimização da escala de pessoal para diferentes patamares de vendas? foram algumas das medidas tomadas desde o início da crise para minimizar o impacto da pandemia e reduzir custos e despesas, diz a IMC.
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