SyndContentImpl.value=

O procurador-geral da República irá analisar duas petições: uma protocolada pelo Rede Sustentabilidade e outra pela bancada do Psol na Câmara dos Deputados A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu manifestação à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre os pedidos de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro por ameaçar um jornalista de violência física, no último domingo (23).
Em despachos assinados nesta quarta (26), Rosa afirma que cabe à PGR "a formação da 'opinio delicti' em ações penais de competência da Suprema Corte", como é o caso, já que o suposto crime de Bolsonaro ocorreu durante e em razão do exercício do cargo.
O procurador-geral da República, Augusto Aras, irá analisar duas petições: uma protocolada pelo Rede Sustentabilidade e outra pela bancada do Psol na Câmara dos Deputados. A ministra ainda não despachou na petição da deputada Natália Bonavides (PT-RN), que trata do mesmo assunto, mas a tendência é de que o procedimento se repita.
No domingo, ao ser questionado por um repórter do jornal "O Globo" sobre as suspeitas de que sua mulher, Michelle Bolsonaro, teria recebido R$ 89 mil do ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz, o presidente respondeu: "Vontade de encher a tua boca na porrada".
Queiroz é apontado como operador do esquema de desvios de salários ? a chamada "rachadinha" ? que o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) mantinha em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Os parlamentares dizem que a declaração, somada ao longo histórico de agressões à imprensa, demonstra "que há em curso uma escalada autoritária, com graves consequências para a democracia brasileira e que coloca em risco a Constituição".
Além disso, em relação ao jornalista individualmente, Bolsonaro teria incidido em alguns crimes previstos no Código Penal, como constrangimento ilegal e ameaça, de acordo com as petições.
SyndContentImpl.interface=interface com.sun.syndication.feed.synd.SyndContent
SyndContentImpl.type=text/html
SyndContentImpl.mode=null
Leia mais