SyndContentImpl.value=

Segundo aliados de Bolsonaro no Poder Legislativo, a postura de Maia de priorizar a responsabilidade fiscal agradou não apenas o ministro da Economia, Paulo Guedes, mas também ministros da área política e o próprio presidente Satisfeito com a manutenção do veto ao reajuste de servidores, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou que quer estreitar laços com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e inaugurar uma nova fase com o deputado. O movimento seria uma forma de reconhecer a importância da atuação do parlamentar do DEM para evitar uma derrota para o Palácio do Planalto na Casa.
Segundo aliados de Bolsonaro no Poder Legislativo, a postura de Maia de priorizar a responsabilidade fiscal agradou não apenas o ministro da Economia, Paulo Guedes, mas também ministros da área política e o próprio presidente.
A leitura que prevalece é que Maia, que foi convocado às pressas para ajudar na articulação, assumiu a linha de frente das negociações e entregou o resultado desejado pelo governo.
Um dia antes, o Senado impôs uma derrota ao Planalto ao derrubar o veto de Bolsonaro ao reajuste. O desfecho fez com que o presidente e auxiliares ficassem decepcionados com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que sempre foi muito mais próximo do governo do que Maia.
Nesse cenário, Bolsonaro estuda se reposicionar em relação aos chefes do Poder Legislativo. Seria um recuo do presidente, que chegou a articular o isolamento de Maia quando se aproximou dos partidos do Centrão.
A percepção é que naquela época ?Maia estava nas cordas? e que ?conseguiu virar o jogo? na votação de ontem, mostrando que uma relação de confiança pode ser estabelecida. O comportamento de Alcolumbre ficará no radar nas próximas semanas, já que a tramitação de propostas importantes para a economia começa pelo Senado.
Aliados de Bolsonaro acreditam que, se a postura de ambos seguir a tendência desta semana, é possível que Maia desbanque Alcolumbre como interlocutor preferencial do governo no Congresso.
Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia
Pablo Jacob / Agência O Globo
SyndContentImpl.interface=interface com.sun.syndication.feed.synd.SyndContent
SyndContentImpl.type=text/html
SyndContentImpl.mode=null
Leia mais