SyndContentImpl.value=

O jornal britânico repercutiu a reação do mercado à decisão anunciada pelo presidente de trocar o comando da estatal
Reprodução/ft.com
O jornal britânico ?Financial Times? repercutiu nesta segunda-feira a reação do mercado à decisão anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro de substituir Roberto Castello Branco pelo general Joaquim Silva e Luna no comando da Petrobras.
O assunto ganhou a manchete do ?FT? na tarde de hoje. No texto, o jornal destaca a queda de mais de 20% das ações da Petrobras, o recuo superior a 5% do Ibovespa e a alta do dólar, que chegou a R$ 5,51, como resposta dos investidores à indicação de Silva e Luna para a presidência da estatal.
O ?FT? afirma que o general, atual presidente da Itaipu Binacional, não tem experiência na indústria de petróleo e gás. O jornal também cita a preocupação de investidores internacionais, que viram a mudança como um sinal de que o governo brasileiro pode adotar uma ?abordagem mais intervencionista na economia antes das eleições presidenciais do próximo ano?.
Para o jornal britânico, a decisão de Bolsonaro também levanta dúvidas sobre o futuro do ministro da Economia, Paulo Guedes, e sobre o compromisso do governo brasileiro em conduzir reformas econômicas.
O ?FT? também avalia que a declaração do presidente brasileiro, que afirmou no fim de semana que iria além e também ?colocaria o dedo na energia elétrica?, como um sinal de que ?movimentos semelhantes? ao da Petrobras ?podem estar a caminho?. Como consequência, as ações da Eletrobras caíam hoje quase 7%.
SyndContentImpl.interface=interface com.sun.syndication.feed.synd.SyndContent
SyndContentImpl.type=text/html
SyndContentImpl.mode=null
Leia mais