SyndContentImpl.value=

Governador do Rio Grande do Sul disse ainda que o presidente coloca põe energia no confronto O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), divulgou um vídeo nesta sexta-feira no qual defende as medidas restritivas adotadas no Estado e diz que o presidente Jair Bolsonaro chega atrasado com a ação que tenta derrubá-las no Supremo Tribunal Federal (STF), assim como se atrasou na compra de vacinas contra a covid-19. Leite diz ainda que Bolsonaro coloca energia em ?conflito e confronto?, em vez de usá-la para conseguir as vacinas.
Ele afirma que a lei federal sobre a covid-19 dá competência aos Estados para, por meio de decreto, estabelecer o que é ou não serviço essencial, ?em função desses tempos excepcionais que estamos vivendo?.
Eduardo Leite
Claudio Belli/Valor
O governador defende que o decreto gaúcho estabeleceu a possibilidade apenas da venda de itens essenciais para que se reduza a circulação de pessoas e também para não ferir a concorrência, uma vez que alguns mercados poderiam vender itens enquanto outros não.
?Então, além de reduzir a circulação de pessoas, também proteger a concorrência. Ademais, o presidente Bolsonaro mais uma vez chega atrasado. Não é de se surpreender. Já atrasou o país em tudo o que pode para a compra de vacinas. Chega atrasado também na ação, uma vez que nosso decreto tem vigência prevista até o dia 21, próximo domingo?, declara Leite.
Na segunda-feira, anunciou o governador, haverá outras restrições estabelecidas no Estado de forma diferenciada.
?O presidente chega, portanto, atrasado e, infelizmente, coloca a energia em conflito, em confronto, em enfrentamento, desprezando a gravidade da pandemia quando ele poderia estar colocando essa energia toda em ajudar, em conseguir vacina para a população. Porque é isso, presidente, que a população precisa: vacina, e não confronto e conflito como o senhor está estabelecendo?, disse Leite.
A manifestação de Leite vem depois de o presidente Bolsonaro ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar medidas restritivas de circulação no Rio Grande do Sul e em outros Estados.
SyndContentImpl.interface=interface com.sun.syndication.feed.synd.SyndContent
SyndContentImpl.type=text/html
SyndContentImpl.mode=null
Leia mais