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18/03/2021 - Intenção de consumo das famílias sobe, mas patamar de consumo para março é o pior em 11 anos

SyndContentImpl.value= A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), subiu 0,6% em março ante fevereiro, para 73,8 pontos. No entanto, mesmo com o aumento em meio à pandemia, foi o pior patamar em pontuação para mês de março da série histórica da pesquisa, iniciada em 2010, informou a entidade. Na comparação com março de 2020, o ICF caiu 26,1%, sendo o 12º recuo nessa comparação. O índice também permaneceu ainda abaixo do nível de satisfação (100 pontos), o que acontece desde abril de 2015 (102,9 pontos), informou a organização. Segundo a CNC, na margem, houve altas em cinco dos sete tópicos usados para cálculo do ICF, em março ante fevereiro. É o caso das elevações em emprego atual (0,8%); perspectiva profissional (0,9%); renda atual (0,4%); momento para duráveis (1,8%) e perspectiva de consumo (0,6%). Em contrapartida, nessa comparação, ainda eram observadas quedas em acesso ao crédito (-0,5%); e nível de consumo atual (-0,6%). No entanto, na comparação com março do ano passado, houve recuos de dois dígitos em todos os sete tópicos, em março desse ano. É o caso das quedas em emprego atual (-26%); perspectiva profissional (-18%); renda atual (-31,5%); momento para duráveis (-40,2%); perspectiva de consumo (-32,1%); acesso ao crédito (-11,8%); e nível de consumo atual (-25,6%). Entretanto, na passagem de fevereiro para março, houve discreta melhora na percepção do consumidor em relação a mercado de trabalho, informou a CNC. No ICF, Pela primeira vez desde dezembro de 2020, a parcela dos que se sentem ?menos seguros? com o emprego não representa a maioria. O tópico ?emprego atual? subiu de 89,5 pontos para 90 pontos entre fevereiro e março, maior patamar desde maio do ano passado (101,7 pontos). Em comunicado sobre o indicador, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca que o levantamento mostra maior confiança das famílias na recuperação econômica, mas observa que essa avaliação está amparada em uma percepção de melhora no mercado de trabalho. Para Catarina Carneiro da Silva, economista da CNC responsável pelo estudo, além dos índices relativos à melhora no mercado de trabalho, há percepção de crescimento da intenção de consumo das famílias ou, ao menos, uma tendência menos conservadora de gastos captada neste mês. "A continuação da recuperação da expectativa de consumir em março demonstra que, mesmo com o recuo nas perspectivas em relação ao consumo hoje, o brasileiro permanece confiante no seu poder de compra no prazo mais longo?, afirmou ela. SyndContentImpl.interface=interface com.sun.syndication.feed.synd.SyndContent SyndContentImpl.type=text/html SyndContentImpl.mode=null Leia mais

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