SyndContentImpl.value=

Telecom Italia levou à região de Apúlia redes de ultrabanda larga em fibra óptica e completou com tecnologia de rede fixa sem fio, 4G e 5G, e satélite onde foi necessário
Alessia Pierdomenico/Bloomberg
A Itália já possui sua primeira região inteiramente digital. A Telecom Italia, dona da TIM Brasil, informou hoje que concluiu em Apúlia o plano de cobertura ultrabanda larga, atingindo 99,4% dos lares que usam a rede fixa.
A tecnologia usada para conexões de 200 megabits por segundo é a fibra óptica até próximo da residência do cliente (FTTC). Para velocidades de 1 gigabit por segundo, a conexão segue por fibra até o domicílio (FTTH).
O 0,6% dos domicílios restantes é coberto por conexões via satélite ou de ultrabanda larga fixa usando rede móvel (FWA, na sigla em inglês).
O grupo italiano informa que foi possível manter a implantação da rede de fibra mesmo com a pandemia de covid-19. No caso de Apúlia, foram realizadas obras de infraestrutura em cerca de 200 municípios para construção de novas redes ou ampliação das já existentes.
A Telecom Italia destacou que vai propor à Autorità per le Garanzie nelle Comunicazioni (Agcom, a agência reguladora do país) e a todas as outras operadoras de telecomunicações o desligamento da rede de cobre na província de Taranto e migração das cidades para fibra.
A companhia acrescentou que desde o início da pandemia acelerou seu plano de cobertura de fibra em mais de 3.500 municípios italianos. Hoje, sua rede de fibra está disponível para mais de 91% dos lares da Itália que usam a rede fixa, além das tecnologias FWA, móvel (4G e 5G) e satélite.
SyndContentImpl.interface=interface com.sun.syndication.feed.synd.SyndContent
SyndContentImpl.type=text/html
SyndContentImpl.mode=null
Leia mais