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O setor hoteleiro atravessa uma grave crise no mundo por causa do covid-19, levando a startup indiana a fazer mudanças bruscas no seu modelo de negócio na região O setor hoteleiro atravessa uma grave crise no mundo por causa do covid-19 e a turbulência balançou as estruturas da startup indiana OYO. Diante do cenário complexo, a OYO fará mudanças bruscas no seu modelo de negócio na América Latina e, como consequência, o Softbank Latam não estará mais envolvido nas operações comerciais, segundo comunicado no site da companhia indiana.
O Softbank, que já era acionista da OYO, passou a assumir um papel direto na rede hoteleira na América Latina por meio de uma joint venture firmada em setembro do ano passado. A meta do Softbank era investir US$ 75 milhões nas operações da OYO Latam, informa a ?Dow Jones?.
O cenário, entretanto, mudou. A OYO informou que diante dos desafios suas operações na América Latina passarão para um modelo de serviço exclusivamente digital para todos os parceiros hoteleiros e hóspedes. ?Como resultado, o Softbank Latam (SBLA) não estará mais envolvido nas operações comerciais.?
A empresa ponderou que as mudanças não significam que o modelo de negócio da empresa deixou de ser uma oportunidade viável no longo prazo na região. ?Infelizmente, esta mudança no modelo de serviço significa que teremos que dizer adeus à maioria dos nossos companheiros de equipe que admiramos e valorizamos?, diz o comunicado.
Reservas existentes
O grupo informou ainda que não prevê qualquer interrupção nas reservas já existentes durante a transição. O modelo de negócio da OYO consiste em atrair pequenos proprietários de hotéis para sua rede, batizando as instalações com a sua marca e assumindo o controle de reservas e preços de quartos. Na América Latina, são mais de mil hotéis independentes parceiros.
Segundo fontes ouvidas pela Dow Jones, a OYO vai continuar a ter uma equipe pequena na América Latina para dar suporte ao negócio e a marca vai continuar a existir, mas a companhia vai fornecer boa parte do seu suporte via plataforma digital de outras regiões. A empresa não divulgou o número de funcionários a serem desligados na América Latina. Ainda conforme a reportagem, o Softbank já investiu cerca de US$ 60 milhões do projetado na unidade da América Latina, sendo que a maior parte do recurso não foi gasto. Segundo as fontes da agência, o banco está trocando essa participação por ações da controladora global da OYO.
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