SyndContentImpl.value=

A promessa é de que o novo governo seja formado por pessoas não ligadas a partidos políticos Depois de conseguir amplo apoio político para se tornar primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi deve apresentar entre esta sexta-feira e sábado, ao presidente Sergio Mattarella, uma lista com os nomes dos indicados para os ministérios de seu governo.
A promessa é de que o novo governo seja formado por tecnocratas, ou seja, pessoas que não são ligadas a partidos políticos. Depois da apresentação da lista, Draghi deve se submeter a um voto de confiança no Parlamento no início da próxima semana, provavelmente na terça-feira.
Na quinta, após conquistar o apoio do Movimento 5 Estrelas (MS5), o ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) começou a trabalhar em seu programa de governo e a convidar alguns futuros ministros.
Mario Draghi
Michael Probst/AP
Roberto Cingolani, chefe do escritório de tecnologia e inovação da Leonardo SpA e ex-diretor do Instituto Italiano de Tecnologia de Gênova, é cotado para o Ministério de Transição Ecológica, segundo o jornal ?Corriere Della Sera?.
Daniele Franco, diretor do Banco da Itália, é outro nome especulado para o governo, podendo assumir o Ministério da Economia ou ser subsecretário de Draghi.
O novo premiê terá como principal missão recuperar a economia da Itália, algo vital para a União Europeia (UE) como um todo por causa das dívidas profundas do país, que são a maior fonte de dúvida para a estabilidade do euro no longo prazo.
Estimular a economia italiana, estagnada desde os anos 1990, é um desafio que tem atormentado os políticos que antecederam Draghi no cargo. Muitos assumiram em meio à esperança de que seriam capazes de recuperar o país, mas acabaram decepcionando.
Draghi terá dois trunfos para não repetir os erros do passado: sua reputação dentro da Itália e da UE, por sua habilidade diplomática e experiência no BCE, e os cerca de 210 bilhões de euros que o país receberá do bloco para apoiar a recuperação econômica pós-pandemia.
SyndContentImpl.interface=interface com.sun.syndication.feed.synd.SyndContent
SyndContentImpl.type=text/html
SyndContentImpl.mode=null
Leia mais