SyndContentImpl.value=

Inquérito apura se Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal para blindar familiares O procurador-geral da República, Augusto Aras, negou um pedido do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro para incluir no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) as suspeitas de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) produziu relatórios para auxiliar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso da "rachadinha". A investigação aberta na Corte apura se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal (PF) para blindar amigos e familiares.
O pedido de Moro foi feito em dezembro, após o caso ser revelado pela revista Época. A defesa do ex-ministro de Bolsonaro e ex-juiz da Lava-Jato também pediu que o diretor da Abin, Alexandre Ramagem, prestasse um novo depoimento.
Para Aras, não há provas sobre uso da Abin
Antonio Augusto/Secom/PGR
De acordo com Aras, a suspeita sobre o uso da Abin para interesses particulares "não guarda relação com os fatos investigados nos autos deste inquérito" e já está sendo alvo de uma investigação preliminar aberta na Procuradoria-Geral da República (PGR). Na manifestação enviada ao STF, ele também afirmou que pedirá a abertura de um novo inquérito caso identifique irregularidades no episódio.
Apesar da manifestação do PGR, cabe ao relator do inquérito, ministro Alexandre de Moraes, decidir sobre o pedido do ex-ministro da Justiça.
A investigação no STF foi aberta em abril do ano passado, após Moro deixar o governo acusando Bolsonaro de tentar interferir politicamente na PF. O inquérito, no entanto, está parado, porque o plenário do STF precisa retomar a discussão sobre como Bolsonaro prestará depoimento, se pessoalmente ou se por escrito. A defesa do presidente chegou a informar o STF que abria mão de ser ouvido, mas Moraes afirmou que não caberia a Bolsonaro decidir se prestaria ou não depoimento.
SyndContentImpl.interface=interface com.sun.syndication.feed.synd.SyndContent
SyndContentImpl.type=text/html
SyndContentImpl.mode=null
Leia mais