SyndContentImpl.value=

O horizonte de discussões, porém, é mais longo, porque a conversa com os entes federativos é mais difícil e o governo tem parâmetros A reforma tributária tem de ser aprovada este ano, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, no evento Brazil Summit, do BTG. O horizonte de discussões, porém, é mais longo, porque a conversa com os entes federativos é mais difícil e o governo tem parâmetros. Um deles é não aumentar impostos.
Pode haver substituição de base ou cobrança de quem não paga (como exemplo, citou dividendos). Aumento, porém, não haverá.
?É um erro aumentar impostos em meio a uma depressão?, disse. Comentou que os impostos começaram a subir em São Paulo.
Ele fez esse comentário ao falar das reformas prioritárias. Antes da tributária, ele colocou as do pacto federativo e a administrativa.
O ministro comentou que havia, no Congresso, um posicionamento contra determinados impostos. Não citou nomes. O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) se colocou contra a recriação da CPMF.
Guedes disse ainda que o governo gostaria de reduzir os impostos das empresas, que hoje está perto dos 40% enquanto no mundo se cobra 20%.
Auxílio emergencial
Guedes confirmou que o auxílio emergencial será prorrogado por mais três ou quatro meses enquanto se espera a vacinação em massa.
A criação de um protocolo de crise com cláusula de calamidade e gatilhos, porém, dotará o país de um conjunto de medidas que permitirá enfrentar crises futuras, ou agir caso a atual se prolongue por mais um ano, um ano e meio, disse.
Ao encerrar sua participação no evento, Guedes informou que está preparando medidas de abertura comercial, sem informar quais. Comentou ainda que vai dialogar para o Mercosul para ?reconfigurar coisas?, e mencionou a Tarifa Externa Comum (TEC). A abertura, disse, tem o propósito de fazer com que ?cada real investido compre mais máquinas do que compra hoje.?
Guedes
Marcos Corrêa/PR
SyndContentImpl.interface=interface com.sun.syndication.feed.synd.SyndContent
SyndContentImpl.type=text/html
SyndContentImpl.mode=null
Leia mais