SyndContentImpl.value=

Cepal estima que 78 milhões de latino-americanos viviam nessa situação no ano passado A pandemia de covid-19 fez a extrema pobreza disparar na América Latina em 2020. Estima-se que 78 milhões de latino-americanos viviam nessa situação no ano passado, um número não observado há 20 anos e que representa uma alta de 8 milhões em relação a 2019.
Os dados constam do relatório Panorama Social da América Latina 2020, divulgado nesta quinta-feira pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Apesar das medidas adotadas pelos governos para tentar mitigar os efeitos da covid-19 na economia, a região viu uma piora nos índices de desigualdade por causa da pandemia.
Segundo as novas projeções da Cepal, 12,5% dos latino-americanos vivem em condições de extrema pobreza. A taxa de pobreza atingiu 33,7% da população no fim de 2020, o equivalente a 209 milhões de pessoas, maior número em 12 anos.
Felipe Dana/AP
Sem as medidas de proteção social adotadas pelos governos para amenizar as consequências da pandemia, a Cepal calcula que a taxa de extrema pobreza teria chegado a 15,8% e a de pobreza, a 37,2% da população da América Latina.
A Cepal também afirma que a covid-19 teve forte impacto sobre o mercado de trabalho. A taxa de desocupação regional subiu para 10,7% no ano passado, uma alta de 2,6 pontos percentuais em relação ao valor registrado no fim de 2019 (8,1%). O problema tem afetado com maior intensidade as mulheres, os jovens e os imigrantes.
A entidade diz que, no curto prazo, os governos da região devem implementar ou dar sequência a políticas de transferência de renda para minimizar os efeitos da pandemia sobre a camada mais pobre da população da América Latina.
?Não há dúvida que os custos da desigualdade se tornaram insustentáveis e que é necessário reconstruir com igualdade e sustentabilidade, apontando para a criação de um verdadeiro Estado de bem-estar, tarefa há muito adiada na região?, afirmou em nota a secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena.
SyndContentImpl.interface=interface com.sun.syndication.feed.synd.SyndContent
SyndContentImpl.type=text/html
SyndContentImpl.mode=null
Leia mais