Home / Para Sua Empresa / Seguro Garantia

Seguro Garantia

Seguro Garantia

 

O Seguro Garantia proporciona tranqüilidade e segurança às operações que envolvem contratos, cobrindo os prejuízos decorrentes do seu não cumprimento. É um acordo que envolve três partes a Garantidora (Seguradora), o Contratante (Segurado) e o Contratado (Tomador). Se por exigências de caráter legal ou contratual sua empresa necessita do Seguro Garantia, a corretora Alerta oferece o melhor serviço.

Além dessas, outras soluções podem ser desenvolvidas exclusivamente para a necessidade de sua empresa.

 

O que é Seguro Garantia?

É uma forma de garantir o cumprimento de um contrato ou obrigação firmada entre duas partes.

 

Que tipo de obrigações?

As mais usuais são obrigações de execução de obras e/ou projetos, de fornecimentos de bens ou prestação de serviços, bem como obrigação de assinar contratos, em casos de empresas que participem e saiam vencedoras de alguma licitação. Existem ainda outras formas de garantias, sobre as quais podem ser obtidos maiores detalhes na seção de produtos

 

Quem contrata este seguro?

Toda empresa que pretende participar de licitação pública ou assinar contratos de natureza pública ou privada, para os quais é exigida uma caução.

 

Quais são os tipos de caução?

Hoje, de acordo com a Lei 8.666/93, é possível caucionar contratos públicos em dinheiro, títulos da dívida pública, seguro garantia e fiança bancária.

 

Como funciona na prática este seguro?

A empresa contratada, que deve apresentar a caução, é denominada TOMADOR. O TOMADOR optando pelo seguro garantia, deve buscar uma seguradora especializada, cadastrar-se, assinar o contrato de contragarantia, e então solicitar a emissão da apólice. Esta apólice tem como objetivo garantir as obrigações assumidas no contrato pelo TOMADOR junto ao contratante, que é chamado de SEGURADO.

 

VANTAGENS 

  • A seguradora viabiliza uma capacidade adicional ao tomador para atender suas necessidades de oferecimento de cauções.
  • A seguradora, além de garantidora, ela presta serviços ao seu cliente (tomador) de assessoramento referente às questões contratuais, bem como defende seu cliente em casos de eventuais demandas indevidas da apólice de seguro garantia.
  • Custos menores, comparados a outras modalidades de caução.
  • Solidez, transparência e seriedade das Seguradoras Especializadas, contanto com o apoio de importantes parceiros do mercado ressegurador.

 

MODALIDADES

 

Administrativo

Constitui objeto deste seguro a prestação de garantia pelo tomador para atestar a veracidade de créditos tributários e para a interposição de recurso voluntário em processo administrativo, no âmbito Federal, Estadual e/ou Municipal, na forma da legislação em vigor.

 

Aduaneiro

Este seguro garante ao segurado, até o valor da garantia fixada na apólice, o cumprimento das obrigações do tomador vinculadas ao Termo de Responsabilidade a que se refere o Decreto nº 4.543, de 26 de dezembro de 2002, em conformidade com as Instruções Normativas da Secretaria da Receita Federal sobre o assunto.

 

Imobiliário

Este seguro garante a indenização, até o valor fixado na apólice, pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento do tomador em relação às obrigações assumidas no contrato de construção de edificações ou conjunto de edificações de unidades autônomas alienadas durante a execução da obra. Judicial Este seguro garante o pagamento de valor correspondente aos depósitos em juízo que o tomador necessite realizar no trâmite de procedimentos judiciais.

 

Concorrente / Licitante

Garante a indenização, até o valor da garantia fixado na Apólice, se o tomador adjudicatário se recusar a assinar o contrato principal, nas condições propostas, dentro do prazo estabelecido no edital de licitação.

 

Construtor, Fornecedor e Prestador de Serviços

Garante a indenização, até o valor da garantia fixado na apólice, pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento das obrigações assumidas pelo tomador, em contrato de construção, fornecimento ou prestação de serviços, firmado entre ele e o segurado, e coberto pela apólice.

 

Adiantamento de Pagamentos

Garante a indenização, até o valor da garantia fixado na apólice, pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento das obrigações assumidas pelo tomador em relação aos adiantamentos de pagamentos, concedidos pelo segurado, que não tenham sido liquidados na forma prevista no contrato principal.

 

Retenção de Pagamentos

Garante a indenização, até o valor da garantia fixado na apólice, dos prejuízos causados em razão do inadimplemento das obrigações assumidas pelo tomador, decorrentes da substituição de retenções de pagamento previstas no contrato principal firmado com o segurado.

 

Como contratar:

A empresa interessada em contratar o seguro garantia deverá seguir os seguintes passos:

  • Enviar a documentação cadastral da empresa à Miller Torres que encaminhará a mesma para as seguradoras parceiras para análise.
  • Após aprovação do cadastro pela Seguradora, esta encaminhará o contrato de contra garantia, a ser firmado entre Tomador e Seguradora.
  • Após a devolução do contrato assinado à Seguradora, a empresa dará início as solicitações de seguro garantia. 

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER