Home / Notícias / 30/05/2017 - Etanol e dias frios: saiba como evitar problemas para ligar o carro

30/05/2017 - Etanol e dias frios: saiba como evitar problemas para ligar o carro

Etanol e dias frios: saiba como evitar problemas para ligar o carro
Preço do biocombustível é mais vantajoso nos postos, mas pode gerar dificuldades na partida em…


Checar se os componentes da ignição e do sistema auxiliar de partida estão funcionando adequadamente é fundamental para evitar contratempos

Com o preço mais competitivo do que o da gasolina nas últimas semanas, o etanol tem sido a primeira opção de muitos motoristas na hora de abastecer. Porém, a chegada dos dias frios pode fazer com que essa escolha signifique mais transtorno na hora de ligar o carro, especialmente para veículos sem manutenção. Para evitar o problema, é necessário que os sistemas auxiliares de partida a frio estejam com a revisão em dia, assim como os com os componentes da ignição.

De acordo com o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, velas de ignição desgastadas também podem causar dificuldades na partida, por isso, é importante que os motoristas façam a checagem do componente periodicamente. ?Para que o sistema auxiliar de partida funcione de maneira adequada é preciso que o sistema de ignição esteja em ordem?, explica o especialista.

Em veículos mais modernos, os sistemas auxiliares de partida tem a função de aquecer o combustível quando a temperatura do motor é inferior a 14ºC e o abastecimento ocorreu com etanol. Como esse sistema precisa de grande potência para funcionar, forçar seu uso com a vela desgastada pode causar problemas na bateria e provocar a sua falha. O mesmo ocorre nos carros que possuem reservatório para gasolina, também chamado de ?tanquinho?.

?Neste caso, uma dica importante é que o dono do carro faça a limpeza do reservatório e substituição da gasolina com a chegada das temperaturas mais baixas, para garantir o bom funcionamento do sistema?, comenta Hiromori Mori.

A NGK recomenda que a vela de ignição seja inspecionada conforme orientação do manual do veículo, a cada 10 mil quilômetros ou anualmente. Também é importante checar as condições dos cabos ? responsáveis por conduzir a alta tensão produzida pela bobina até as velas ? sempre que o sistema passar por revisão.

Sobre a NGK

A NGK, referência mundial nos setores automotivo, cerâmico e de revestimentos porcelanizados, completou 57 anos de atuação no Brasil em 1º agosto de 2016. Detentora das marcas NGK (Componentes Automotivos), NTK (Sensores e Cerâmicas Técnicas) e Super NGK (Revestimentos Porcelanizados), a empresa conta com um quadro de mais de 1.200 colaboradores e sua fábrica está sediada na região de Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 625 mil metros quadrados. Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é considerada a maior fabricante e especialista em velas de ignição e possui forte presença em todos os continentes. Mais informações em www.ngkntk.com.br. A página também disponibiliza dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores.

 

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER