Home / Notícias / 29/11/2016 - Saúde nas empresas em tempos de crise

29/11/2016 - Saúde nas empresas em tempos de crise

Planejamento evita gastos desnecessários e descrença nos projetos de qualidade de vida

O conceito de qualidade de vida envolve diversos aspectos, da cultura à espiritualidade. Parte essencial desta questão, a saúde (emocional e física) percorre todas estas variáveis até chegar ao trabalho, ambiente responsável por concentrar expectativas em relação à carreira e às finanças.

A busca por equilíbrio em cada área da vida tem se tornado cada vez mais frequente e um bom ambiente de trabalho, alinhado aos interesses do indivíduo, gera entusiasmo e comprometimento. Cientes deste retorno, empresários aderem a diferentes projetos para a conquista de equipes saudáveis.

Contudo, empresas bem estabelecidas costumam ter em seu corpo de colaboradores pessoas com idades distintas, desde os aprendizes até os profissionais com décadas de experiência. Para entender as necessidades de cada grupo, é preciso trabalhar em pesquisas e diagnósticos assertivos para que os investimentos sejam certeiros.

A grande barreira para essas ações encontra-se no orçamento justo e na premissa de que somente grandes projetos podem influenciar de maneira positiva o comportamento humano. Felizmente, algumas mudanças na rotina diária podem desencadear hábitos poderosos no sentido esperado.

Quando o tema são os hábitos de vida, vale lembrar que existem teorias estabelecidas sobre a fase que cada pessoa está em relação ao comportamento desejado. São as chamadas fases de prontidão para a mudança como, por exemplo, podemos pensar em pessoas que nunca desejaram começar a caminhar e outras que já iniciaram, mas não conseguiram manter. Dessa forma, cada pessoa será incentivada de maneira diferente, por isso, é importante aliar informação, oportunidades e reforços frequentes até atingir a aderência desejada.

Os comportamentos de saúde também podem ser influenciados pelas crenças pessoais de cada um, aconselhamentos de equipe multidisciplinar (médicos, educadores físicos e psicólogos) ou opinião de pessoas próximas, como família e amigos. Existem ainda alguns questionários de qualidade de vida que ajudam a identificar quais aspectos merecem maior atenção.

As ações podem ser focadas em quatro esferas da vida:

Cuidados com a saúde: fornecer dicas periódicas com as principais recomendações de saúde, tais como orientações de exercício, alimentação saudável, importância do sono e a realização dos exames de prevenção, alertando as necessidades de cada faixa etária, entre outras ações.
Cidadania: criar uma rede de voluntários internos para o ensino de algumas práticas, sendo essas de domínio do colaborador, como aulas de línguas, ioga, instrumentos musicais, utilização de alguns softwares e palestras de temas de interesse para a melhora dos processos internos. Para alcançar a adesão esperada, a empresa pode oferecer benefícios para os voluntários.
Lazer: divulgar eventos gratuitos de cultura e lazer, incentivando o entretenimento variado, é uma das alternativas.
Relacionamentos: incentivos para a melhoria na convivência com os colegas e interação entre os departamentos, seja propondo almoços entre os setores ou reuniões em locais inusitados.

Para a conquista de um ambiente harmonioso, as ações precisam estar alinhadas aos valores de cada organização, sem desvincular aos interesses do grupo e de cada indivíduo. A crise econômica leva o gestor a repensar investimentos, mas não são somente os projetos grandiosos que estimulam a adoção de hábitos saudáveis. Um bom planejamento evita gastos desnecessários e uma possível descrença nos resultados em projetos de qualidade de vida.

Sobre a autora

Aline Chrispan, educadora física, é coordenadora de projetos de qualidade de vida na assessoria esportiva Amplo Movimento. Criada em 2012, a empresa presta serviços de ginástica laboral, ioga, pilates e grupos de corrida, além de oferecer coaching esportivo à distância para indivíduos que desejam treinar por conta própria.
www.amplomovimento.com.br

 

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER