Home / Notícias / 29/11/2016 - Quando a SUSEP está no caminho certo

29/11/2016 - Quando a SUSEP está no caminho certo

Armando Luis Francisco
 A Susep sempre foi cobiçada pelos partidos políticos.

 

O órgão é um regulador de mercado sem status quo de Agência Reguladora. A liberdade, portanto, e a descentralização poderiam deixar a autarquia mais eficiente em suas decisões e controles.

E os últimos seis gestores desenvolveram as melhores e mais conhecidas práticas nas Normas do seguro.

Infelizmente, a Susep, não por ineficiência dos funcionários, precisa de uma grande modificação e investimentos.

E a valorização do funcionalismo desta autarquia deveria ser uma das principais medidas a serem implantadas. Porque o corpo técnico é dos melhores que existem no governo federal.

O CNSP tem sua parcela de culpa nos imbróglios e decisões que poderiam melhorar o relacionamento desta indústria. E como exemplo eu cito a atualização das normas de corretagem.

O Ministério da Fazenda, de outrora, também pôde contribuir com fatos negativos.

Quanto a gestão do Ministério da Fazenda, de hoje, eu ainda não sei avaliar o quanto pode impactar o valor das decisões daquela superintendência. Mas se a prática culminar em punir a direção, por denunciar maus práticas no seguro, como no caso de seguradoras que não atendem o interesse social e não são autorizadas a funcionar, então nada mudou na filosofia corporativa do Executivo.

Em tempos de turbulência todos sabem que os interesses não são sazonais se o clima não estiver regrado. Essas mesmas interferências são consideradas abusivas em detrimento da melhoria das condições de mercado. Por isso que certas questões podem ser consideradas como o recente caso do Iphan e prejudicar as relações institucionais e políticas.

A indústria do seguro, especialmente, estará observando os movimentos que mexem na condução sistemática do órgão regulador de mercado. A suspeita existe e está exposta.

Armando Luis Francisco
Jornalista     

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER