Home / Notícias / 29/03/2017 - 10 sinais de que você está pronto para gerir pessoas

29/03/2017 - 10 sinais de que você está pronto para gerir pessoas

10 sinais de que você está pronto para gerir pessoas
Lista da Hays Experts traz sinais de que você está pronto para gerenciar outras pessoas

Colaboradores que estão a um degrau da gestão de pessoas em sua carreira, podem se questionar se possuem as habilidades necessárias para a futura função. Afinal, a ideia de gerir uma equipe pode parecer assustadora, ainda mais quando existe a possibilidade de precisar reajustar as relações profissionais com os colegas de trabalho.

Para saber se o profissional realmente está pronto para dar esse passo, a Hays Experts listou 10 sinais que indicam se este talento está apto ou no caminho certo para gerenciar um time:

1. Você está começando a delegar
Para algumas pessoas, a ideia de delegar tarefas pode parecer preguiça ou sinal de não estar pronto para lidar com alguns tipos de atividades. Na verdade, delegar com sucesso é uma habilidade importante em um ambiente de trabalho, já que cria um fluxo eficiente. Não é uma opção fácil ultrapassar o horário de encerramento do expediente para terminar um projeto. É mais simples do que explicar o trabalho para outra pessoa e assegurar que o profissional está familiarizado e seguro o suficiente para completar a tarefa. Uma delegação planejada permite que você faça outras atividades que exigem sua atenção, além de estabelecer uma relação de confiança entre você e seus colegas e também empoderar outros colaboradores.

Se você já vê a delegação como um investimento do seu tempo, então já está com um mindset de gestor.

2. Você define um bom exemplo para o resto da equipe

Se você é bom no que faz e vai além para assegurar que seu trabalho é realizado de forma apropriada, seus colegas podem se inspirar em você. Eles estarão mais propensos a se adaptar a sua senioridade, caso saibam o quão duro você trabalhou para chegar neste patamar e também irão respeitá-lo por isso.

3. Você percebe que está preparando outros do seu time e gosta de fazer isso
Prazer é a palavra-chave neste caso. Se você se sentir sobrecarregado ou irritado com a necessidade de ajudar os colegas a se desenvolverem ou a ganhar habilidades vitais, então você não vai necessariamente se sentir melhor quando fizer isso como um gestor, você apenas será melhor remunerado por isso.

Por outro lado, se você sentir-se realizado quando um colega aprende um novo conceito, ou apresenta progresso real em determinados pontos como resultado de seu apoio, então a gestão é um passo natural para você.

4. Você se encontra cada vez mais focado em cenários macro
Se você não está simplesmente trabalhando para pagar suas contas, mas realmente se preocupa com a performance do negócio e deseja desempenhar um papel na formação do seu futuro, essa é mais uma característica de que você pode estar pronto para assumir uma posição mais alta.

5. Você orgulha-se ativamente dos sucessos de sua equipe
Você se sente orgulhoso com o resultado de um esforço coletivo? Se sim, você está simplesmente satisfeito com o seu próprio trabalho, ou você está realizado por fazer parte de uma equipe de sucesso? Se sua resposta é a última, este sentimento tende a se fortalecer, caso você seja o responsável pelo time futuramente.

6. Pessoas de todas as áreas da empresa vêm a você para pedir conselho
Você já se tornou um especialista em uma área particular ou um tema específico, por meio de seu trabalho e perseverança? Você é naturalmente acessível e tem fortes habilidades de comunicação? Os colegas e os gestores procuram frequentemente seu conselho? Ser capaz de ensinar e informar aos outros é uma habilidade de gestão extremamente importante, especialmente quando se deve desenvolver colaboradores júniores.

7. Você está confiante em sua capacidade de construir relacionamentos com as partes interessadas
Capacidade de comunicação eficaz com seus pares é uma coisa, ser capaz de fazê-lo com pessoas de níveis acima ao seu em sua organização é outra. Muitos novos gestores veem isso como uma tarefa intimidante, especialmente quando devem transmitir opiniões ou informações para seus superiores. Se você tem boas relações com as partes interessadas, ou pelo menos tem confiança em suas habilidades para desenvolvê-las, então você pode estar pronto para ser promovido.

8. Você está observando outros gestores para ver seus acertos e erros e toma notas mentais
Quantas vezes você ouviu e observou um gestor e pensou "eu não teria feito isso" ou "certamente, teríamos um resultado melhor se fosse feito desta forma"? Se você já está pensando como um gestor e imagina como você agiria nessa posição, esse é mais um sinal de que você pode estar preparado para assumir uma posição de nível gerencial.

9. Você fica calmo e é capaz de tomar decisões rapidamente
Se você já é conhecido por ser confiável, você provavelmente é menos supervisionado que outros em sua equipe. Ter um histórico de tomada de decisões sólidas sob pressão, e ser confiável para fazê-lo por superiores, sugere que você já é visto como gestor.

10. Você vai além para o bem da equipe e do negócio
Ser um gestor significa tomar decisões complexas e enfrentar novos desafios. Se você percebeu que está saindo de sua zona de conforto, assumindo novos desafios com uma atitude diligente e espírito de equipe, então é provável que você vá prosperar em uma função mais sênior.

Próximos passos
Se esses sinais soam familiar, muito provavelmente você está preparado para gerir pessoas. Pergunte a si mesmo se a sua empresa atual pode oferecer oportunidades que lhe permitam exercer esse papel de gestão. Se a resposta for positiva, então comece a adaptar seu estilo de trabalho e relacionamentos com seus colegas. Caso a empresa não tenha esta perspectiva, não tenha medo de buscar outras possibilidades de crescimento.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER