Home / Notícias / 28/03/2017 - Atrasadas, obras de infraestrutura podem ficar sem seguro

28/03/2017 - Atrasadas, obras de infraestrutura podem ficar sem seguro

Para dar continuidade aos negócios, é necessário um trabalho de gerenciamento de risco nas diversas…

Com o ambiente político e econômico desfavorável, obras essenciais para a infraestrutura e logística nacional estão sofrendo atrasos e podem acabar sendo canceladas. Em alguns casos, as seguradoras que entraram no começo dos projetos se recusam a prorrogar as apólices por perceberem um aumento na exposição ao risco.

?Grandes obras podem precisar de várias seguradoras para garantir o risco. Se uma seguradora sai do projeto, o percentual dela de participação no seguro precisa ser reposto?, explica Clemens Freitag, Diretor de Infraestrutura da corretora de seguros Aon. ?Caso isso ocorra, é essencial ter uma abordagem de gerenciamento de risco do projeto para substituir a seguradora desistente?.

O pacote de seguros é uma exigência contratual dos financiadores do projeto. Se as seguradoras não prorrogam as apólices, os proprietários das obras podem precisar renegociar o financiamento.

?O mais provável é que alguma seguradora envolvida aceite o risco e prorrogue a apólice de seguro?, acredita Freitag. ?Em caso de necessidade de prorrogação do pacote de seguros do projeto em função do atraso na entrega das obras, o trabalho de gerenciamento de risco é importante para evitar preços altos e coberturas restritas. Caso as condições financeiras para concluir o projeto sejam muito difíceis, pode acontecer de a obra ser interrompida?.

De acordo com Clemens, o Brasil possui um grande passivo na área de infraestrutura e logística. ?O país continua a ter a necessidade de investir alto em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, mas a situação de continuidade das obras é desfavorável atualmente?, diz.

É provável que projetos sejam descontinuados em breve. ?Várias construtoras de infraestrutura estão com dificuldades financeiras. Por causa da Operação Lava Jato, elas não conseguiram novos contratos e algumas estão em recuperação judicial?.

Sobre a Aon

A Aon é uma empresa de consultoria em gestão de riscos, benefícios e capital humano, corretora de seguros, seguros massificados e resseguros. No Brasil, conta com mais de 2.000 funcionários distribuídos em 10 escritórios nas principais cidades do país. Reconhecida pela inovação e excelência no desenvolvimento de soluções para organizações dos mais diversos segmentos, a empresa mantém como uma de suas principais diretrizes estratégicas uma política de qualidade diretamente voltada às necessidades de seus clientes a fim de oferecer e entregar as melhores soluções em Risco, Seguros e Benefícios. A Aon conta com uma equipe altamente especializada e capacitada. Eleita 10 vezes com uma das ?150 Melhores Empresas para Você Trabalhar? pelo Guia Você S/A, a Aon tem como missão ?Desenvolver Pessoas, Encantar Clientes e Gerar Resultados Sustentáveis?.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER