Home / Notícias / 27/11/2016 - Você É Um Líder Que Inspira Ou Que Oprime?

27/11/2016 - Você É Um Líder Que Inspira Ou Que Oprime?

Você É Um Líder Que Inspira Ou Que Oprime?
Uma liderança inspiradora é, antes de tudo, servidora. Ao se colocar a serviço de seus…

Uma liderança inspiradora é, antes de tudo, servidora. Ao se colocar a serviço de seus subordinados, o líder inicia um relacionamento de confiança entre ambas as partes, capaz de transformar o ambiente profissional e engajar sua equipe.

Como vão os resultados da sua equipe? Têm sido satisfatórios ou deixam a desejar? Saiba que, independentemente de quais forem, eles são o reflexo do seu exemplo e da sua gestão. Portanto, se os resultados vão mal, definitivamente a grande parcela de culpa está no gestor que não soube extrair de seus colaboradores o melhor que têm a oferecer. Por outro lado, se os resultados surpreendem positivamente, saiba que, por trás deles, há um líder inspirador.

Liderar, acima de qualquer coisa, é ajudar as pessoas a obterem sucesso naquilo que fazem. O líder funciona como um farol, um guia, um mentor para que as atividades sejam esclarecidas e se tornem mais fáceis de serem desempenhadas.

Foi-se o tempo em que aquele modelo de chefe durão, opressor, que delegava as funções e não dava suporte para equipe fez sucesso. Hoje, cada vez mais, as empresas reconhecem a importância do capital humano e, consequentemente, procuram por líderes capazes de inspirar suas equipes a darem o melhor de si. Afinal, os resultados são vistos diretamente no faturamento da empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, os trabalhadores que se consideram felizes em seus empregos, tendem a ser 31% mais produtivos e a realizarem vendas 37% superiores aos que se consideraram infelizes. A conta é simples e fácil de ser compreendida, basta que você observe os diferentes departamentos da empresa em que trabalha e perceba a relação entre líderes e seus subordinados. Equipes que mantêm um bom relacionamento, onde as pessoas trabalham em sinergia e de bem com a vida, tendem a entregar resultados, em quantidade e qualidade, infinitamente superiores a aquelas que trabalham sob um regime ditador e opressor.

Uma liderança inspiradora é, antes de tudo, servidora. Ao se colocar a serviço de seus subordinados, o líder inicia um relacionamento de confiança entre ambas as partes, capaz de transformar o ambiente profissional e engajar os colaboradores nas causas da empresa. Com isso, trabalhar em equipe não será mais um desafio, mas algo estimulante de se fazer.

Mas como fazer para sair do círculo vicioso de que ?chefe manda e funcionário obedece?? Para se tornar um líder inspirador, o profissional deve ter em mente que seu exemplo tem o poder de fazer com que todos se movam em um objetivo comum. Contudo, para alcançar a contribuição de seus colaboradores, o líder deve se comprometer a conhecer cada membro de sua equipe particularmente e ter a sensibilidade para tratar cada um de maneira personalizada.

Com isso, o tratamento abusivo e a ?muleta? da reafirmação sobre a ordem hierárquica poderão ser dispensadas, uma vez que líderes inspiradores são reconhecidos por seus talentos e competências e, não, porque a equipe o teme.
Para você, o que é melhor? Ser motivo de inspiração ou de tortura? Cada vez mais as empresas reconhecem a importância de uma liderança inspiradora. Como Gandhi certa vez disse: ?Seja você a mudança que quer ver no mundo?.

Tathiane Deândhela é especialista em Gestão do Tempo e Produtividade. Publicou recentemente a 2ª edição do livro "Faça o Tempo Trabalhar para Você". É palestrante, mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, fundadora do Instituto Deândhela, empresa especializada em treinamentos executivos de alta performance nas áreas de gestão do tempo, negociação com metodologia aprendida em Harvard, atendimento com metodologia aprendida na Disney e oratória.

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER