Home / Notícias / 25/05/2017 - Constelação sistêmica ajuda executivo a ser promovido

25/05/2017 - Constelação sistêmica ajuda executivo a ser promovido

Metodologia, que tem ganhado cada vez mais força no Brasil, visa oferecer clareza sobre questões…

O que te impede de chegar onde você sempre sonhou? Quais são as crenças que te limitam? Como é possível superar esses bloqueios para ir mais longe? Essas são algumas questões comuns entre as pessoas que buscam uma ascensão na carreira. Mas, nem sempre suas respostas são fáceis de encontrar.

Normalmente, o primeiro conselho é buscar pelo autoconhecimento que, sem dúvida, é um processo extremamente importante e necessário, mas, dependendo do caso, ainda não consegue trazer a clareza necessária para a resolução de conflitos, muitas vezes, invisíveis aos olhos. Esse era o caso do Luciano Silva, 41 anos, Gerente de Vendas e Operações da multinacional Oerlikon.

Há mais de cinco anos na empresa, o executivo buscava alçar voos maiores dentro da organização. Contudo, por mais que esse fosse o seu desejo, algo lhe impedia de alcançá-lo. ?Minha sensação era que, por mais que eu quisesse subir de cargo e ascender profissionalmente, eu estava sempre me autosabotando. Ao ter consciência desse comportamento, iniciei um trabalho de coaching para lidar com algumas barreiras psicológicas que me impediam de dar o próximo passo, como a falta de foco e a autoconfiança, por exemplo. Mas, durante o meu processo, descobri que precisaria ir ainda mais fundo para vencer minhas crenças limitantes?, explica.

Durante esse processo, Luciano percebeu que, por mais que já tivesse consciência de suas barreiras e soubesse como trabalhar para melhora-las, alguma coisa ainda o impedia de alcançar o sucesso. Para transpassar essas dificuldades, seu próximo passo foi investir na prática da constelação sistêmica.

A metodologia, que tem ganhado cada vez mais força no Brasil, visa oferecer clareza sobre questões complexas que impedem ou o individuo ou a empresa de atingir seus melhores resultados. ?Enquanto trabalhava como coach do Luciano, percebi que algum fator inconsciente estava impedindo-o de alcançar suas metas profissionais. Nesse caso, não havia dúvida de como a metodologia da constelação sistêmica poderia ajuda-lo a trazer luz a essa questão. Felizmente, o resultado não podia ser melhor?, comenta César Cordeiro, sócio fundador da S100, empresa que atua há mais de 10 anos na consultoria estratégica de recursos humanos com foco na otimização de resultados empresariais.

A prática, que tem raízes na década de 60, trabalha a questão levantada pelo constelado através da representação espacial do sistema. ?Nesse caso, o Luciano definiu o que gostaria de ver na sessão e nós fomos conduzindo as pessoas a fim de testar hipóteses e descrever as melhores alternativas para cada questionamento. Não demorou para a questão se mostrar cada vez mais nítida?, explica Cordeiro.

Após a aplicação da metodologia, a sensação foi de claridade e harmonia. ?Mesmo sabendo da existência de caminhos a seguir, eu não conseguia enxerga-los com clareza, nem sentia confiança para dar os próximos passos. Depois de fazer a constelação percebi o quanto essa insegurança estava atrelada às minhas origens, por mais que eu me orgulhasse do caminho que havia trilhado, não consegui me considerar merecedor do sucesso, por isso, automaticamente, eu duvidava das minhas potencialidades e me autosabotava o tempo todo?, conta.

Depois de passar por esse processo de reconhecimento e clareza, Luciano conseguiu de fato assumir as rédeas do seu destino profissional e, hoje, já pode colher os resultados. ?A constelação foi um grande marco para a minha carreira. Minha sensação é de que, enfim, eu estou livre para seguir o caminho que eu tanto queria. Todo esse empoderamento fez com que minha postura profissional mudasse completamente e, dessa forma, consegui guiar o processo de condução da minha carreira. De Gerente de Operações, passei no final do ano passado para Gerente de Operações e Vendas da América do Sul e, hoje, já estou a um passo da minha segunda promoção, quando me tornarei Diretor, não poderia estar mais feliz. Isso sem contar o reconhecimento que recebi como o gerente número 1 da companhia?, finaliza.

 

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER