Home / Notícias / 23/03/2017 - Tese de mestrado de diretor do Sincor-MT trata das relações entre seguros e economia brasileira

23/03/2017 - Tese de mestrado de diretor do Sincor-MT trata das relações entre seguros e economia brasileira

Tese de mestrado de diretor do Sincor-MT trata das relações entre seguros e economia brasileira
Ao longo de dois anos de estudos, o Corretor de Seguros e Administrador de Empresas,…

Tendo como tema ?Relações entre Seguro e Crescimento Econômico Brasileiro ? um enfoque econométrico no período de 2003 a 2015? o estudo teve como objetivo investigar a existência de relação entre o PIB Brasileiro e a demanda pelo produto denominado Seguro ? explicou Trombine. Ele teve como orientador o professor doutor Guilherme Jacob Miqueleto.

Para realizar seu trabalho científico, Trombine, que é Diretor Tesoureiro do Sindicato dos Corretores de Seguros de Mato Grosso (Sincor-MT), ele analisou, no período que compreende janeiro/2003 a dezembro/2015, a relação entre o produto ?Seguro? e seu significado para a sociedade e o crescimento econômico brasileiro.

Edson Trombine introduz sua dissertação a partir da realidade histórica da humanidade que sempre demonstrou preocupações quanto à necessidade de proteção contra o perigo, incerteza quanto ao futuro e possibilidade de perdas materiais.

É nesse contexto que surge o Seguro, um produto que foi criado com o intuito de proteger o ser humano contra perdas financeiras, ou, pelo menos, que minimize as preocupações humanas nesse sentido.

O trabalho de pesquisa e comparação de resultados de Trombine foi alavancado através de dados secundários, disponibilizados pelo IBGE (PIB) e pela SUSEP (arrecadação de prêmios).

A relação de demanda (seguro) e produção (PIB) foi analisada através do enfoque econométrico, sendo utilizada para isso a metodologia de Auto-Regressão Vetorial (VAR). E os resultados apresentados foram surpreendentes comprovando a existência de relação direta entre os dados analisados. Ou seja, toda e qualquer alteração no produto Seguro interfere diretamente na variação do PIB Brasileiro. Da mesma forma, toda alteração nos números do PIB acarreta diretamente na arrecadação de Seguros.

A dissertação foi defendida em outubro/2016 e, desde então, está à disposição de todos aqueles que se interessarem pelo assunto, seja por mera curiosidade, seja pela continuidade dos estudos nessa temática.

?Acredito que meu trabalho é um campo interessante para o mercado de seguros e para todos os setores da economia. Estudos mais detalhados e aprofundados nessa área podem refletir em resultados benéficos para a sociedade?, esclareceu Trombine.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER