Home / Notícias / 22/03/2017 - Seus dados estão seguros no WhatsApp?

22/03/2017 - Seus dados estão seguros no WhatsApp?

Seus dados estão seguros no WhatsApp?
Aplicativos de mensagens já são parte da rotina de praticamente todo mundo, e não apenas…

Por exemplo, você tem certeza de que as mensagens do WhatsApp, o mais popular desses softwares, estão seguras?

Como funciona a criptografia do WhatsApp

            Não é de hoje que o tema segurança virtual é debate constante entre autoridades governamentais, empresas e consumidores. Especialmente nos últimos anos, o assunto ganhou ainda mais importância com o constante desenvolvimento de técnicas que visam roubar informações e espionar usuários - desenvolvimento esse que, muitas vezes, não acompanha os esforços das empresas para frear tais ações.

            Em meio a todo esse contexto, o WhatsApp, empresa que é propriedade do Facebook, lançou em abril do ano passado uma medida para garantir a segurança de seus usuários: a criptografia de ponta a ponta (end to end). Ou seja, as mensagens já saem do dispositivo emissor decodificadas e a ?chave? para essa decodificação só está no aparelho que receberá a mensagem.

Assim, em teoria, cibercriminosos e nem outras empresas (até mesmo o próprio WhatsApp ou Facebook) poderiam espionar as conversas no mensageiro mesmo quando armazenadas nos seus servidores. O problema é que recentemente esse sistema foi posto em cheque por consultorias e especialistas, pois afirmam que seria possível utilizar uma backdoor do aplicativo para espionar as mensagens. Segundo essas pessoas, o governo, empresas e mesmo usuários mal intencionadas poderiam se aproveitar dessa falha.

Para refutar essa hipótese, outros especialistas em segurança virtual argumentam que a criptografia de ponta a ponta é apenas uma das estratégias para barrar espionagem no WhatsApp; o app também conta proteção dos dados de login e autenticação por SMS. Dessa forma, a princípio, um cibercriminoso teria muita dificuldade em burlar a segurança do aplicativo e as mensagens estariam protegidas. No entanto, não há como se ter total certeza.

A relação entre gestão de dados e segurança

            Conforme o mundo fica a cada dia mais tecnológico e conectado, a importância de manter dados e informações seguras cresce no mesmo ritmo. Se a criptografia presente em um simples aplicativo para troca de mensagens - que não tem propósito corporativo, embora seja usado dessa forma - já é motivo de tanta apreensão e cuidado, imagine então como deve ser valorizada a segurança na gestão de dados empresarias, por exemplo.

Talvez você também tenha interesse por Aumento da confiança na nuvem traz mais preocupações com a segurança.

            O problema é que, muitas vezes, as companhias não dão a devida atenção ao seu banco de dados e, por isso, acabam pondo em risco todo o conteúdo presente nele. O vazamento de informações dos clientes e da própria empresa pode trazer grandes reflexos negativos, seja com a divulgação de dados cadastrais de clientes, por exemplo, ou proporcionando que cibercriminosos tenham acesso a informações sigilosas da corporação.

            Esse problema é agravado no caso de empreendimentos que não possuem um estrutura interna de TI e/ou que não contam com um departamento apropriado para esse tipo de serviço. É aí que entra a consultoria de banco de dados, um serviço que disponibiliza mão de obra qualificada e/ou auxílio e orientação sobre como realizar a gestão eficiente e segura de um banco de dados - dependendo das necessidades da empresa contratante. Assim, é possível ter uma database funcional e, o mais importante nesse caso, protegida!

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER