Home / Notícias / 21/05/2017 - Vistoria Cautelar De Vizinhança E Veicular: Você Ainda Vai Precisar

21/05/2017 - Vistoria Cautelar De Vizinhança E Veicular: Você Ainda Vai Precisar

Vistoria Cautelar De Vizinhança E Veicular: Você Ainda Vai Precisar
"Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne.." ? Albert Einstein, físico e…

Cautela na condução dos nossos negócios é primordial. O risco é calculado com base em normas, bons princípios e principalmente boa fé. Indiferente se você tem um histórico de honestidade e retidão, no nosso Estado de Direito o que vale é o que está escrito, registrado, documentado e periciado por um especialista.

Não seria diferente para nossos bens móveis e imóveis. O laudo emitido por um Engenheiro na sua área de competência tem respaldo em normas e assim caracteriza a sua intenção positiva em relatar uma situação, um defeito, um vício, ou até mesmo a inexistência de ambos.

A atividade de vistoria cautelar deverá ser realizada por um profissional da área, devidamente registrado no seu conselho de classe, para os Engenheiros é o CREA, e em dia com taxas e documentações inerentes à profissão. Além disso a experiência comprovada por atestados e serviços executados reforça sua capacidade em realizar o laudo de vistoria e inspeção.

Edificações antes da obra iniciar

Em se tratando da realização de obras, a vizinhança no seu entorno precisa ser vistoriada. Esta atividade cabe iminentemente ao Engenheiro Civil, profissional da área capaz de identificar e registrar a existência ou não de patologias (defeitos) nas construções.

Este trabalho de avaliação das construções ao redor do empreendimento deverá ser feito usando como base normas e procedimentos estabelecidos e reconhecidos pelo mercado e pela ABNT ? Associação Brasileira de Normas Técnicas. Cada imóvel é vistoriado, fotos e registros são feitos, evidenciam-se trincas, infiltrações, rachaduras, vidros quebrados e uma série de evidências importantes antes da obra iniciar. No final o que se deseja ter é um parâmetro caso no futuro alguém questione algum prejuízo causado pela execução do projeto.

Após a entrega da obra

A obra vai iniciar, os vizinhos certamente vão reclamar do barulho, do pó, da movimentação de materiais e caminhões. E com razão! Ninguém quer acordar num sábado às 7 da manhã com o som de um rompedor batendo repetidas vezes. O construtor vai cuidar do seu canteiro de obras e mesmo fazendo o laudo de vistoria cautelar, alguém irá se encontrar no direito de questionar. De posse deste documento o empreendimento estará resguardado, mas caso algum dano tenha sido causado, é a hora da construtora tirar dinheiro do bolso e recuperar o prejuízo do seu vizinho.

Ainda assim, após a obra, vale a pena também fazer um laudo de entrega de obra, aproveitando os registros do início do projeto e comparando-os. Desta forma é possível demonstrar caso exista algum defeito ou estrago causado pela obra e realizar o conserto. As comparações irão servir também para que no futuro possa demonstrar que a obra foi finalizada e aparentemente não havia causado prejuízo algum a seus vizinhos.

Quando adquirir um carro

Quando você compra e vende um carro sempre fica a dúvida do seu estado de motor, pintura, pneus, elétrica, etc. É possível realizar uma vistoria cautelar veicular, realizada por um Engenheiro Mecânico devidamente capacitado, e assim garantir as condições no momento da realização do negócio.

Desta forma para evitar problemas futuros é preciso inspecionar o veículo e avaliar suas condições. Também chamada de perícia cautelar, o que será feito é com foco em avaliar com rigor a identificação do veículo, procedência, numeração de chassi e numeração de motor, avaliar se já sofreu algum tipo de acidente (ou sinistro como costumam chamar), se existe algum tipo de restrição judicial ou financeira (financiamentos, penhor por não pagamento de dívidas), histórico de leilão, débitos (IPVA, Taxas) e até mesmo lista de recall.

Pintura do veículo, lacração, autenticidade da placa do carro, gravação dos vidros, vários outros itens farão parte desta vistoria cautelar veicular e irá garantir mais tranquilidade ao efetuar a compra. Ganha também o vendedor, uma vez que ele garante as condições do seu veículo caso no futuro algum problema se apresente após 3 meses (tempo que o Código de Defesa do Consumidor dá certas garantias para quem compra veículo usado). 

Mais vale prevenir do que remediar

Os trabalhos de vistoria realizados por empresas e profissionais competentes traz segurança para todos. Começou uma obra próxima a sua residência, chame o construtor e veja se o laudo de vistoria foi realizado. Vai comprar um carro, tem dúvidas e não está confortável? Peça ao vendedor o laudo de vistoria veicular e negocie com ele os custos para sua elaboração.

Em se comparando com uma série de contratempos que podem ser evitados, o valor investido para realização desses laudos, é relativamente pequeno e vale a pena!

Colaboraram com este artigo: IBAPE-MG, Site Seminovos, ABNT

* Ítalo é engenheiro, professor e curioso sobre novas tecnologias.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros 

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER