Home / Notícias / 20/11/2016 - O que é ter um negócio de sucesso nos dias de hoje, nas turbulências da economia?

20/11/2016 - O que é ter um negócio de sucesso nos dias de hoje, nas turbulências da economia?

Marcos Biaggio
No esforço para gerar resultados empresariais em meio às turbulências da economia, um grande questionamento…

Os conceitos de negócio ou empresa de sucesso têm sofrido ligeiras transformações em função de contextos econômicos e tendências mundiais. Todos esses conceitos, embora diferentes entre si, produzem a mesma relação de causa-efeito, onde o fim é o lucro. De todas as versões, costumo adotar e compartilhar com meus clientes uma considerada moderna, simples, que resume a essência da relação entre a empresa e o seu criador (proprietário).

Um negócio bem-sucedido é uma empresa rentável que funciona sem o seu dono. Isso porque o dono existe para fazer o seu negócio crescer e prosperar, e não para operá-lo ou administrá-lo; ou ainda, o empresário tem o direito de se ausentar de sua empresa e usufruir dos recursos gerados por ela - na forma de dedicação de mais tempo si mesmo e à sua família ou para a criação de outras oportunidades de negócios.

Se a empresa segue dependendo da capacidade de trabalho, do tempo e da produtividade do seu dono, da obrigatoriedade da sua presença no dia a dia, não é um negócio, mas sim um auto emprego. Se o proprietário se afasta da operação, muitos assuntos ficam pendentes ou aguardando a sua chegada; se ele retoma a sua rotina na operação, fica sobrecarregado de tal maneira que perde o foco na gestão e no planejamento do seu negócio. A situação fica mais crítica ainda quando nos deparamos com situações onde o dono faz questão de atender pessoalmente determinado cliente ou grupo de clientes.

Há métodos sistemáticos que vão sendo criados e implantados pouco a pouco para que a empresa funcione sem o dono, enquanto ele foca os seus esforços na preparação de equipe e geração do plano de negócio ou estratégia.

Simplesmente não existe tempo para o proprietário estar envolvido em toda a rotina operativa da empresa e ao mesmo tempo supervisionando o seu negócio. Toda empresa começa na forma de auto emprego para o seu dono, mas pouco a pouco os sistemas ou processos precisam ser desenvolvidos para que seja dada ao negócio uma nova dimensão de desenvolvimento e crescimento.

A empresa não pode ?consumir? o seu dono. Ao contrário, existe para servi-lo de modo que ele tenha satisfação com o seu negócio e lucro para reinvestir, investir em outra atividade ou simplesmente usufruir na forma de realizações pessoais.

===================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER