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18/08/2020 - BNDES e RJ assinam contratos para modelagem de concessão de rodovias

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O BNDES desenvolverá a modelagem de concessão de nove rodovias ou trechos de rodovias estaduais, com investimentos previstos de R$ 6 bilhões pelos próximos 25 anos O governo do Estado do Rio assinou hoje dois contratos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O primeiro para modelagem de concessão de rodovias fluminenses e o segundo para que o banco apresente modelo e prepare licitação para escolha de empresa que irá operar o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público intermunicipal do Estado. O BNDES desenvolverá a modelagem de concessão de nove rodovias ou trechos de rodovias estaduais, com investimentos previstos de R$ 6 bilhões pelos próximos 25 anos. Serão 516 Km de estradas fluminenses, no chamado Lote 2. ?Essa assinatura representa um avanço para o Estado, que estava há mais de 20 anos sem fazer concessões nas rodovias. Além de melhorar a estrutura das vias, vamos gerar emprego para a população?, disse em nota o vice-governador Cláudio Castro. As rodovias estaduais que serão concedidas no Lote 2 serão as seguintes: No Sul Fluminense, a RJ-127 (Seropédica-Vassouras), RJ-145 (Barra do Piraí-Rio das Flores, na divisa com Minas) e RJ-155 (no Médio Paraíba, região do polo metalomecânico até Angra dos Reis). No Litoral Norte, serão RJ-106 (pegando a Região dos Lagos, de Niterói a Macaé), RJ-162 (Rio das Ostras-Casimiro de Abreu) e RJ-104 (Niterói-Manilha). Na Região Metropolitana, RJ-071 (Linha Vermelha), RJ-081 (Via Light, que permitirá a ligação com a Rodovia Dutra e a Avenida Brasil, indo até Madureira) e RJ-103, que será construída. A RJ-103, chamada de Transbaixada, beneficiará os moradores de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita e Nilópolis. Em fevereiro, foram concluídas as audiências públicas para concessão do Lote 1, de estradas do Norte e Noroeste Fluminense, com 240 km. Nesse caso, não houve modelagem do BNDES. Com lotes 1 e 2, o RJ terá quase 1 mil km de rodovias estaduais concedidas à iniciativa privada. Castro também elogiou o projeto de nova bilhetagem do transporte intermunicipal. ?Com o novo modelo proposto pelo BNDES, teremos acesso aos gastos e à operação das empresas que gerem os transportes do estado e poderemos planejar melhor políticas públicas para este setor?, disse. A empresa que vencer a licitação ficará responsável por consolidar todos os dados gerados pelos sistemas de trem, metrô, barcas e ônibus e vans intermunicipais. Essa gestão será feita por meio de sistema eletrônico, devidamente auditável, para partição entre as concessionárias e permissionárias dos valores dos serviços prestados e subsidiados, garantindo ao Estado o acesso eletrônico integral, em tempo real, a todas as informações relativas à bilhetagem eletrônica. O controle total dessas informações permitirá que o Estado tenha capacidade de gerar seus próprios cálculos acerca do subsídio referente ao Bilhete Único Intermunicipal e às gratuidades concedidas, assim como planejar e acompanhar planos, programas, projetos e ações inerentes ao transporte público sob sua responsabilidade com mais eficiência, a partir da coleta e processamento dos dados primários. Predio do BNDES na avenida Chile Leo Pinheiro/Valor SyndContentImpl.interface=interface com.sun.syndication.feed.synd.SyndContent SyndContentImpl.type=text/html SyndContentImpl.mode=null Leia mais

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