Home / Notícias / 17/05/2017 - Fique conectado com o trânsito, deixe o celular para depois!

17/05/2017 - Fique conectado com o trânsito, deixe o celular para depois!

O uso do celular no trânsito já é uma prática recorrente entre os motoristas. Todos…

Os casos de acidentes por falta de atenção estão mais comuns, e o celular é a causa número um de distração no trânsito. Enviar e responder mensagens, realizar ligações, responder e-mails, tudo isso tira o foco do principal objetivo ao dirigir: garantir a sua segurança e a das outras pessoas que também estão transitando.

Há estudos sobre o efeito cognitivo do uso do celular, como por exemplo, a universidade de Utah, nos Estados Unidos, divulgou um estudo que comprovou que o uso do celular ao volante aumenta 400% a chance de acidentes. De acordo com a mesma pesquisa, quando o foco do motorista está no celular, ele pode percorrer a distância de um campo de futebol se estiver a 80 km/h sem perceber onde está indo.

No SindsegSC, este tema é debatido através da Comissão Técnica Automóveis, que na última edição da Revista Bem Seguro da entidade publicou uma matéria especial sobre o uso do celular. Segundo o diretor e coordenador, Rodrigo Chavantes, a educação e a fiscalização são as chaves para a conscientização das pessoas.

?Nosso papel é propor uma mudança de atitude. As infrações de trânsito estão se elevando, e as estatísticas estão aí para comprovar. O uso de celular ano a ano é mais recorrente entre nós, motoristas. E como mudar essa realidade? Com informação, fiscalização e educação?.

Para promover uma mudança de atitude, o SindsegSC ? Sindicato das Seguradoras ? faz parte em 2017 das ações do Movimento Maio Amarelo, que realiza atividades para a conscientização no trânsito com o objetivo de diminuir a grande quantidade de acidentes. A conscientização quanto ao uso do celular também faz parte deste esforço.

Confira as práticas que devem ser adotadas quanto a utilização de aparelhos eletrônicos:

Antes de iniciar a sua rota, já tenha selecionada as músicas ou estação de rádio que deseja escutar no caminho. Vale a pena fazer uma playlist e soltar a criatividade na escolha de músicas para que na hora de dirigir você foque somente no trânsito.
Não coloque o som do carro muito alto, pois isso pode desviar a sua atenção e impedir que escute barulhos no carro ou buzinas.
Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) 75% das pessoas que falam ao celular enquanto dirigem não percebem pedestres, ciclistas e eventuais acontecimentos ao seu redor.
Por isso, na hora de dirigir deixe o seu celular no silencioso, assim não se distrairá com o barulho de notificações e não ficará tentado responder mensagens ou atender ligações.
A segurança viária e a sua vida são mais importantes do que responder todas as mensagens em tempo.

Lembre-se, quando estiver dirigindo mantenha o seu foco somente nesta tarefa. Com a mudança de hábito de todos, podemos ter a certeza de um trânsito mais seguro.

Esta ação faz parte do planejamento de atividades do SindsegSC para contribuir com o Movimento Maio Amarelo e assim conscientizar a sociedade para a redução do grande número de acidentes de trânsito.

Com informações Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER