Home / Notícias / 16/11/2016 - Tecnologia nas avaliações de habilitações contribuirá para trânsito mais seguro

16/11/2016 - Tecnologia nas avaliações de habilitações contribuirá para trânsito mais seguro

Em se tratando de segurança no trânsito, não é à toa que autoridades do mundo…

A tecnologia contribui para mudanças e aprimoramento de produtos, processos e sistemas. Em se tratando de segurança no trânsito, não é à toa que autoridades do mundo todo tentam encontrar formas para tornar o trânsito um local onde a segurança seja prioridade tanto para pedestres como para condutores. No Brasil, o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) está investindo em novos sistemas para aumentar o controle, a confiabilidade e a transparência no processo de habilitação, visando formar motoristas preparados e conscientes.

Além de já ter aderido ao sistema eletrônico de registro para as aulas práticas dos alunos de autoescolas, o órgão pretende implantar câmeras em todos os veículos para as avaliações, ação que já está em fase de testes em Gravataí e em Porto Alegre. A ideia é que os fiscais de prova substituam os formulários de papel por tablets, para incluir também informações de áudio e vídeo no exame.

A previsão do Detran-RS é começar a instalar os equipamentos a partir de março de 2017 e integrar futuramente o sistema eletrônico ao controle biométrico para conferir digitais do avaliador e do candidato. A iniciativa tecnológica valerá para todas as categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas as filmagens serão feitas apenas em veículos quatro rodas, contando com duas câmeras internas, focadas no fiscal, seus pedais e no aluno, e outras duas externas, para captar imagens do trajeto em frente e do espelho retrovisor.

No estado de São Paulo, o Detran também testa novas possibilidades tecnológicas para aumentar a segurança no trânsito. Com câmeras e sensores que detectam todos os detalhes das provas de habilitação - um para cinto de segurança, outro no motor para verificar se o carro morreu e, um terceiro, na traseira do veículo para ser utilizado na baliza -, o departamento quer realizar testes apenas em carros do próprio órgão. A novidade está em fase piloto em São Bernardo do Campo, mas deve se estender para todo o estado.

Toda essa modernidade, entretanto, não excluirá a presença do examinador, que cruzará as suas informações com os registros do sensor. O que se espera é mais tecnologia, mais preparo e mais segurança nas ruas!

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER