Home / Notícias / 16/04/2017 - Transição de carreira bem-sucedida por meio de boas estratégias

16/04/2017 - Transição de carreira bem-sucedida por meio de boas estratégias

Transição de carreira bem-sucedida por meio de boas estratégias
Ajuda profissional pode facilitar o processo de mudança de carreira em meio à crise e…

O mercado de trabalho vem passando por um momento delicado, principalmente em meio à crise econômica do país, em que o desemprego vem crescendo. Por isso, saber lidar com mudanças na carreira é essencial.

Existem vários motivos que fazem uma pessoa buscar novos rumos profissionais: desejo de mudanças ou melhorias, procura de felicidade, contentamento em outras áreas ou anseios por novos desafios. Também têm aqueles que perderam o emprego e precisam se recolocar no mercado.

Seja qual for a motivação ou necessidade, a transição de carreira pode causar danos à pessoa que não souber administrar bem essa fase. Deborah Toschi, Coach de carreira e mentora, afirma que é preciso ter cuidados. ?É importante buscar alternativas para manter sua saúde física e emocional em alta. É preciso equilíbrio para buscar novos caminhos e também para mostrar-se capaz e apto para novos desafios, pois quando a oportunidade chega é preciso estar na sua melhor versão?, destaca.

Aproveitar o tempo

Quando mudar de carreira foi uma decisão do indivíduo, normalmente, a transição costuma ser mais fácil, pois a abertura para o novo tende a ser maior. Porém, quando a mudança foi originada em função de uma demissão é importante ?limpar? tudo isso e estar pronto para seguir em frente.

Uma ótima recomendação é aproveitar o tempo livre para se preparar. A Coach Deborah Toschi afirma que é importante criar uma rotina para evitar a procrastinação. ?Quem está em busca de novas oportunidades de trabalho, deve continuar se aprimorando, manter-se atualizado, reforçar e criar redes de contatos e, principalmente, cuidar da saúde, mantendo a motivação em alta?, aponta.

A ajuda do Coach

Passar por uma transição de carreira, seja por vontade própria ou por uma situação imposta, é um desafio. Por esse motivo, cresce o número de pessoas que procuram ajuda profissional. O coach pode auxiliar nesse momento. Ele ajuda você a se organizar para dar seus próximos passos com mais propriedade, sabendo o que está alinhado com seus talentos, valores e com seus objetivos de vida. Também terá um plano para o seu desenvolvimento. ?O foco do coach é sempre entender o contexto daquela pessoa como um todo, pois não podemos sair dando orientações sem ter o conhecimento mínimo da história de cada um. Trabalhamos os medos, bloqueios, expectativas, sabotadores e dificuldades que podem estar ali?, explica Deborah Toschi.

O coach também contribui muito para a motivação do indivíduo, trabalhando seus pontos fortes e fazendo com que ele se aproprie de sua bagagem e experiência. ?A crise trouxe uma abertura para novos caminhos e novos tipos de empresa. No entanto, é preciso planejar, olhar o que o mercado pede, observar onde estão as oportunidades, ampliar os campos de atuação e adequar o seu perfil e posicionamento de acordo com a nova realidade", alerta.

Deborah Toschi: Coach certificada pelo ICI - Integrated Coaching Institute. Sócia-Diretora da CAPIO Desenvolvimento Humano, especializada em Coaching de Carreira, Vida e Mentoria. Atuou em posições de liderança em RH durante 10 anos. Em sua trajetória, foi responsável pela condução de diversos projetos focados em estratégia de gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional. Deborah cursou MBA em RH na FIA-USP e é formada em Psicologia pela Universidade São Marcos. deborah [AT] capio [DOT] com [DOT] br | www.capio.com.br

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER