Home / Notícias / 16/04/2017 - Qual é o melhor investimento para você?

16/04/2017 - Qual é o melhor investimento para você?

Qual é o melhor investimento para você?
Coach financeiro explica a diferença entre renda fixa e variável

Se você sonha com a independência financeira após - ou até mesmo antes - de atingir a sua aposentadoria, o coach financeiro Robson Profeta diz que, antes de mais nada, é preciso fazer uma profunda reflexão sobre as suas finanças. ?Você precisa descobrir qual é o número que paga todos os seus gastos e te permite viver uma vida confortável, para, então, descobrir que tipo de investidor você é e conseguir chegar a esse número?, afirma o especialista.

Robson diz que quando se trata de investir dinheiro, há duas formas de renda: fixa e variável. ?Na renda fixa, a sua remuneração é pré-definida. E pode ser subdividida em pós e pré-fixada. Na pós-fixada, você contrata um investimento e, no final, de acordo com a variação, você terá um rendimento. Por exemplo, se no começo do período você resolver aplicar no tesouro SELIC, supondo que este esteja a 13% bruto ao ano, você já sabe que ao final do período, irá receber esses 13%. Caso caia para 12%, é isso que você receberá. Você sabe quanto é a SELIC, mas você não sabe qual será o seu rendimento final, embora consiga ter uma boa noção?, explica.

Na renda pré-fixada, segundo Robson, o investidor já sabe quanto vai receber desde o início. ?Você pode fazer um pré-fixado de 12% ao ano, mesmo a SELIC sendo 13%. Dessa forma, você está apostando que esses 12% serão maiores - e se prevenindo de, por exemplo, cair para 11%. Uma pessoa que investe em pré-fixado está apostando que esse valor será melhor do que o pós-fixado. Ao contrário de quem investe em pós-fixado e quer acompanhar um indexador?, comenta o especialista.

Já na renda variável, o coach diz que o investidor não tem ideia do rendimento que terá. ?Você pode ter um rendimento muito alto, como pode ter um rendimento muito baixo, ou até mesmo perder dinheiro. Um bom exemplo é a bolsa de valores. Você pode comprar uma ação agora por 100 reais e daqui a cinco minutos ela ter um crescimento de 10%, ou despencar 20%. Você não tem como saber o que vai acontecer e não tem controle sobre o seu investimento. Dessa forma, é muito mais arriscado. Entretanto, ela também pode te dar um rendimento muito maior do que a renda fixa?, destaca o especialista.

Robson completa que é uma questão de proporção. ?Existe uma regra em finanças que diz que quanto mais risco você está disposto a correr, mais chance de ganhar você tem. Se você só quer arriscar pouco, o rendimento será igual. De uma maneira geral, depende muito do seu perfil e quanto dinheiro você tem para investir. Eu recomendo que iniciantes comecem devagar e aos poucos, conforme vão tendo mais conhecimento, arrisquem mais. De qualquer forma, o importante é começar o mais rápido possível a planejar a sua independência financeira?, conclui.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER