Home / Notícias / 15/12/2016 - Como recolocar profissionais maduros ou muito jovens

15/12/2016 - Como recolocar profissionais maduros ou muito jovens

Pessoas que procuram o primeiro emprego ou que são muito experientes têm as mesmas dificuldades

Por que jovens recém-formados, com pouca experiência e, por outro lado, pessoas com mais de 50 anos, referências em suas profissões, têm mais dificuldades em encontrar um novo emprego? É um problema ter experiência demais ou a menos? O que as empresas estão buscando? Para conseguir um emprego é preciso saber o que as empresas querem, ou é melhor relaxar e seguir se qualificando, fazendo um bom networking e se abrindo para novas possibilidades? Astrid Vieira, diretora da Leaders Outplacement, que tem orientado profissionais nessas duas condições, tem algumas explicações para o fenômeno e soluções para que eles consigam a recolocação numa boa condição.

Na Leaders Outplacement, Astrid faz o acompanhamento profissional de maneira a instrumentalizar os candidatos a um emprego com os recursos necessários para novos empreendimentos em sua carreira. Trabalhos a serem desenvolvidos são o aumento e preservação da autoestima e da competitividade; o alcance de mais segurança frente a novas oportunidades de trabalho e a conquista de uma performance diferenciada em processos de seleção.

?Começamos falando sobre o comportamento adequado e sobre a necessidade de se ter equilíbrio emocional. São componentes essenciais para um bom profissional a espontaneidade, honestidade, autonomia, pro-atividade, flexibilidade de visões e atuações, o controle sobre fortes emoções, a facilidade de desempenhar atividades em grupo, e a habilidade de reagir sobre pressão e resolver problemas de maneira prática?, fala Astrid Vieira.

Atualmente, para ser recolocado no mercado de trabalho, um profissional deve desempenhar atividades e assumir posturas que são imprescindíveis para o reconhecimento de suas habilidades, diz Astrid. ?Alguns passos necessários são: faça um plano de ação para a procura de um novo emprego; pesquise sobre as exigências do mercado e identifique os pontos de desenvolvimento de suas competências; e invista no estudo de outros idiomas?, orienta.

Ações como o reconhecimento de gastos, a verificação das possibilidades de reforço de caixa por meio de trabalhos alternativos, a atualização de currículo e perfil profissional em redes sociais como o LinkedIn, a ativação de seu networking, a participação em eventos, o estabelecimento de novos contatos e a preparação para entrevistas, formam um conjunto de atividades que podem ser decisivas para o sucesso profissional.

Fora do mercado

A taxa de desemprego atingiu a marca de 11,8% no trimestre concluído em setembro, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que corresponde a 12 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. A porcentagem representa um aumento histórico para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que teve início em 2012.

A elevação do percentual já havia dado sinais no terceiro trimestre de 2015, com um índice de 8,9%. Entre abril a junho deste ano, a taxa alcançou 11,3%. Com um aumento de 3,8% sobre o trimestre de abril a junho de 2016 e de 33,9% frente ao mesmo trimestre de 2015, o desemprego também acarretou mudanças no mercado de trabalho, que agora conta com um número menor de contratações formais.

Segundo a pesquisa, 89,8 milhões de pessoas exercem algum tipo de ocupação laboral, sendo que o número de empregadores chegou a 4,1 milhões, com um crescimento de 10,1% em relação ao trimestre de abril a junho de 2016.

Diante dessa pressão, Astrid revela que ?o currículo continua sendo a mais importante peça de marketing para quem procura emprego. Sem mentir, mas apenas destacando seus pontos fortes, elabore um bom currículo, que fale bem de você e que desperte o interesse de quem contrata", conclui.

Sobre a Leaders Outplacement

Uma empresa com 20 anos de atuação, especializada em Assessment, Planejamento, Gestão e Transição de Carreiras. Com ampla experiência e grande conhecimento do mercado em seus vários segmentos, possui posição relevante a partir de trabalho personalizado e reconhecido por empresas e profissionais.

Técnicas e metodologias sempre inovadoras, ativo network, trabalho autossustentado é a opção eficaz para empresas em processo de mudança em sua estratégia organizacional e para o executivo que busca um novo lugar no mercado de trabalho.

Pessoa Jurídica: Outplacement, Banco de Currículos, Plano de Preparação para Aposentadoria, Negócio Próprio.

Pessoa Física: Planejamento, Transição e Coaching de Carreira, Assessment, Workshop em Linkedin.

Alguns clientes: Drogaria Araújo, Fiat Chrysler Automobiles, Joy Global, Magnesita, Magneti Marelli, Sistema Fiemg, Sotreq, Votorantim, Vallourec, Suinco, Engineering, Cyrela, Cera Ingleza, Citic-heavy Industries, SIC ? Sociedade, Inteligência e Coração.

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER