Home / Notícias / 14/12/2016 - O que esperar do mercado em 2017?

14/12/2016 - O que esperar do mercado em 2017?

O que esperar do mercado em 2017?
Coach de carreiras faz previsão do mercado de trabalho e dá dicas sobre as áreas…

Estamos nos despedindo de um ano que foi para muitos brasileiros, motivo de frustrações, devido ao período de crise que temos enfrentado no nosso país. Nosso atual estado econômico e político está cada vez mais caótico, refletindo diretamente no cenário profissional, que vem apresentando situações incertas e desafiadores em diversos setores. Por isso, se faz cada vez mais necessário a formulação de um plano de carreira com objetivos e metas bem definidos. Repensar sobre a atual carreira pode ser uma boa alternativa para fugir da crise e seguir uma nova de trajetória rumo ao sucesso. O momento de decisão sobre qual carreira seguir envolve muitos fatores, entre eles um dos mais importantes é avaliar a situação do mercado no próximo ano. Pensando nisso, a coach de carreiras "Top Five de RH 2016" fala um pouco sobre o que esperar do mercado de trabalho em 2017.

Segundo Madalena Feliciano, diretora da Outliers Careers e do Instituto Profissional de Coaching, o mercado de trabalho não deverá ficar parado em 2017. ?O ano que vem não promete um número muito grande de vagas, mas ainda assim, é provável que sejam em maior quantidade do que foram em 2016. O mesmo se dará com os salários, que não deverão sofrer grandes variações. Além disso os processos seletivos devem continuar sendo cada vez mais longos e exigentes?, afirma.

A especialista explica que a exigência cada vez maior do mercado requer que o profissional não fique parado, para que consiga acompanhar as mudanças. ?Esse novo cenário exige que a pessoa seja cada vez mais curiosa. O múltiplo conhecimento e atualizações constantes são essenciais para acompanhar o mercado cada vez mais inconstante e competitivo?, diz.

Antenada no mercado, Madalena separou uma pequena lista de carreiras que prometem maior destaque em 2017. Confira:

1. Analista de BI (Business Inteligent):

Segundo a Coach de carreiras, esse profissional será requisitado em muitas empresas. ?O analista de BI deverá ter a habilidade de ler dados online, quantificá-los e entender o comportamento de consumo na internet, criando novos clientes. Mas é muito importante que esse profissional saiba lidar bem com a matemática?, explica.

2. Gerente de SEO: (Search Engine Optimization)

Madalena explica que esse profissional está sendo cada vez mais requisitado pelas empresas, principalmente as que trabalham com marketing digital. ?O Gerente de SEO é responsável por garantir as primeiras posições de busca na internet, pela arquitetura da navegação, estrutura de links, código HTML e conteúdo de páginas do site.É fundamental que esse profissional tenha um bom conhecimento de inglês?, diz.

3. Agroecólogo:

A especialista afirma que esse é um dos ramos mais promissores de atuação. ?Nem todo mundo sabe, mas o agronegócio representa boa parte do PIB brasileiro. Esse profissional une o aprendizado na sustentabilidade o aplica na indústria do campo. Ele entra para resolver conflitos entre os que querem preservar o meio ambiente e as indústrias que precisam de matéria-prima para produzir?, afirma.

4. Gerontologia:

Segundo Madalena, essa profissão é pouco conhecida mas deve ganhar cada vez mais espaço no mercado. ?Segundo o IBGE, a quantidade de idosos deve ser triplicada dentro de 20 anos. Por isso, o gerontólogo será um profissional cada vez mais valorizado no mercado?, explica.

5. Conselheiro de aposentadoria:

Um dos assuntos mais comentados nos últimos dias tem sido as mudanças das normas de aposentadoria através da Previdência Social do Brasil, que tem gerado muita polêmica e confusão.

Segundo a especialista, o envelhecimento da população brasileira e tais medidas governamentais aumentam a demanda desse profissional ?O conselheiro de aposentadoria é um profissional cada vez mais requisitado por pessoas que querem planejar sua aposentadoria por conta própria. Mas é essencial que essa pessoa entenda sobre o mercado financeiro, possibilidades de aplicação e goste de cálculos?, explica.

6. Seguros

A coach de carreiras afirma que o setor de seguros vem resistindo bem à atual crise econômica. ?O setor bancário está abrindo mais oportunidades, principalmente para a vaga de Compliance: profissional responsável por administrar os controles e regras de transparência das instituições?, diz.

7. Tecnologia da Informação:

A especialista explica que o aumento de páginas na internet, de empresas de tecnologia e start-ups aumentam exponencialmente a demanda pelo profissional de TI. ?Essa é uma das áreas que mais tem crescido nos últimos anos e tem recebido boa remuneração. Os principais profissionais nessa área são de Analista e Técnico de Suporte, Desenvolvedor e Programadador?, explica.

8. Saúde

Ainda como resultado do envelhecimento da população, outro setor que não declina é o de saúde. Segundo Madalena: ?Esse fator está dando oportunidades para profissionais, porém tem tido pouca mão de obra qualificada. Nesse caso é fundamental la formação em cursos como Medicina, Enfermagem e Técnico de Enfermagem?, conclui.

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER