Home / Notícias / 13/12/2016 - Mulheres do setor segurador têm mais instrução que os homens, mas ocupam menos cargos de liderança

13/12/2016 - Mulheres do setor segurador têm mais instrução que os homens, mas ocupam menos cargos de liderança

Mulheres do setor segurador têm mais instrução que os homens, mas ocupam menos cargos de liderança
Números foram apresentados na 2ª edição do estudo "Mulheres no mercado de seguros no Brasil"

A Escola Nacional de Seguros lançou esta semana a 2ª edição do estudo "Mulheres no mercado de seguros no Brasil", em que foram entrevistadas centenas de mulheres profissionais do setor de seguros. Para a produção do material, também foi utilizado, para efeito de comparação, o material do estudo anterior, de 2013, além outros estudos disponíveis como referência sobre a presença da mulher na economia e na sociedade.

Ao todo, 18 seguradoras brasileiras responderam ao questionáriob enviado nos meses de maio e junho de 2016, totalizando um universo de 27 mil funcionários, o que representa uma amostra de 85 a 90% de todo esse segmento.

No mercado segurador brasileiro, as mulheres representam 56% do total de profissionais e possuem mais instrução formal que os homens: 6,4% com pós-graduação, contra 5,5% dos homens, e 26,6% com curso superior completo, contra 19,4% dos homens. Entretanto, essas proporções não são observadas quando se avalia a ocupação dos cargos de liderança. Apenas 0,8% das mulheres do setor estão em cargos executivos, contra 2% dos homens. Analisando o total de cargos executivos, constatamos, ainda, que os homens ocupam 72% destes, enquanto as mulheres, 28%, significando que os homens têm 3,5 vezes mais chances de chegarem ao posto que as mulheres. Nos cargos de gerência, os homens também são maioria em termos proporcionais e absolutos, como pode ser observado nas tabelas abaixo.

Em relação à remuneração, as mulheres também saem em desvantagem, com um salário médio de R$ 3.858, enquanto o salário médio masculino é de R$ 5.371, o que equivale a uma diferença de 72%.
Apesar dos números desvantajosos às mulheres, a pesquisa apresenta razões para certo otimismo, pois mais de 60% das entrevistadas consideram que que a situação da mulher no mercado de seguros está melhor ou muito melhor, no que se refere às oportunidades de crescimento profissional, quando comparada à realidade de três anos atrás. Já em relação aos desafios, 90% das entrevistadas consideram que o maior é conseguirem conciliar a profissão e a família.

 

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER