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12/04/2017 - Começa 4º Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros

Começa 4º Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros
Coriolano lista ações institucionais da CNseg em prol de saltos qualitativos na experiêcia de consumo…

Razão de ser do setor, o segurado é o principal alvo de diversas ações institucionais lideradas pela CNseg, suas Federações associadas (FenaCap, FenaPrevi, FenaSaúde e FenSeg) e seguradoras para melhorar o atendimento aos clientes, a qualidade dos serviços e seu entendimento de seguro, afirmou o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, ao fazer discurso de boas-vindas no 4º Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros, na manhã desta quarta-feira, 13, em João Pessoa, no Estado da Paraíba.

Para ele, há um esforço contínuo do mercado para aperfeiçoar seus serviços e ampliar o nível de satisfação dos clientes, recorrendo inclusive a canais de diálogo inovadores, como a Rádio CNseg, o Canal Seguro veiculado no Youtube, ações nas mídias sociais, para ser mais bem compreendido pela população e poderes constituídos.

Também lembrou o lançamento de livretos sobre diversos conceitos de seguro e a parceria com instituições de ensino entre outras ações importantes de educação de seguros. O programa Educação em Seguros, lançado em 2016, planeja despertar a consciência da importância do seguro na vida dos consumidores e, ao mesmo tempo, busca destacar sua relevância no desenvolvimento socioeconômico do País.

O evento Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros, na sua avaliação, é um trunfo no desafio de melhor entender como o mercado é percebido pela sociedade e órgãos de defesa do consumidor, visto que este fórum de discussão torna-se um repositório de informações estratégicas sobre relação de consumo e seu aperfeiçoamento, além de ampliar a interação do setor com os Procons e órgãos de defesa do consumidor.
Marcio Coriolano, presidente da CNseg, no 4º Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros
Marcio Coriolano, presidente da CNseg

Marcio Coriolano citou também números do mercado segurador para demonstrar sua importância como suporte da sociedade e das mais variadas atividades econômicas. Nesse sentido, lembrou os recursos devolvidos à sociedade por meio de pagamentos de indenizações, resgates e sorteios. Ao todo, R$ 259 bilhões em 2016, dos quais R$ 136,4 bilhões em benefícios médico-hospitalares e odontológicos; R$ 65 bilhões em benefícios e resgates de planos de previdência e vida; R$ 36,6 bilhões em indenizações no seguro de automóveis; e R$ 21 bilhões em sorteios e resgates de títulos de capitalização.

Chamou ainda a atenção para a abrangência de itens segurados. ?Há hoje no Brasil 17,5 milhões de veículos segurados; 47,2 milhões de beneficiários planos de vida coletivos; 47,9 milhões, de planos de assistência médica; e 15,6 milhões de planos de previdência coletivos e individuais?, assinalou.

Mesmo assim, acrescentou, a taxa de penetração de seguros ainda é baixa, considerando o tamanho da população do País, de mais de 200 milhões de habitantes, e o enorme potencial do mercado brasileiro.
Marcio Coriolano admitiu que há muito que fazer para aprimorar o relacionamento com clientes e órgãos de governo, a quem compete regular e fiscalizar o mercado. Advertiu, contudo, que tal aprimoramento deve ser fruto de um processo de entendimento dos mecanismos de operação das empresas, ?sobretudo no que diz respeito à sustentabilidade financeira que garante proteção e segurança de cidadãos e instituições brasileiras?.

Outras lideranças do mercado estão presentes no evento, como a vice-presidente da CNseg e presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes; o presidente do Sindicato das Seguradoras BA/SE/TO, João Giuseppe Silveira Leite Esmeraldo, e participam dos dois dias de debates. O colóquio reúne especialistas em Direito de Seguro, Relações de Consumo e Responsabilidade Civil- parte proveniente de Procons e de outros órgãos de defesa do consumidor, como Patrícia Galdino de Faria Barros, coordenadora geral de Articulação de Relações Institucionais da SENACON- para apontar melhorias no atendimento ao cliente e na preservação de seus direitos.
Também participam do encontro, entre outros, Claudia Francisca Silvano, diretora do Procon Estadual do Paraná e presidente da ProconsBrasil; Késsia Liliana Dantas Bezerra Cavalcanti, superintendente do Procon Estadual da Paraíba e presidente do Fórum dos Procons do Nordeste; e Ricardo Morishita Wada, presidente do Instituto de Pesquisas Jurídicas e Sociais.

Na pauta, temas como os fundamentos do seguro (a cargo da advogada Angélica Carlini); principais aspectos do seguro de automóvel (Sylvia da Silva Varoto, da SulAmérica; Renata Struckas, Porto Seguro; Claudia Wharton, BB ******); a conjuntura da Saúde Suplementar e suas perspectivas (Solange Beatriz, Angélica Carlini e Gisele Garuzi, ouvidora da Bradesco); a venda de seguros no varejo, com destaque para o seguro de Garantia Estendida e o de roubo e furto de celular (Marco Garutti de Araujo, da Seguros Sura; Marcelo Santilli, da Cardif do Brasil e Garantias S/A; Amanda Biscaro, ouvidora da TWG; e Emerson Del Re, da Assurant). E ainda as coberturas oferecidas pelo Seguro DPVAT (Cristiane Ferreira e Angela Amparo, ambas da Líder; Rosana Salsano, da Caixa Seguradora; e Guilherme Callado, da Bradesco), além das queixas mais recorrentes recebidas pelos Procons da região Nordeste.

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