Home / Notícias / 11/04/2017 - Programas Para Evitar Síndrome De Esgotamento No Trabalho E Antistress Crescem Nas Empresas

11/04/2017 - Programas Para Evitar Síndrome De Esgotamento No Trabalho E Antistress Crescem Nas Empresas

Iniciativas para desencorajar jornadas além da carga horária são algumas das ações voltadas para assegurar…

48% das companhias que participaram da pesquisa no Brasil oferecem alternativas para combater o stress e a ansiedade no ambiente corporativo;

17% das empresas respondentes implementaram programas para evitar síndrome por esgotamento no trabalho, conhecida como burn-out, no último ano.

Alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho se tornou um dos principais desafios dos profissionais do século 21. Para as empresas, o tema é importante porque a sustentabilidade e a lucratividade do negócio dependem muito do engajamento e apoio dos colaboradores em relação à cultura organizacional.

Entre líderes de RH, o tema é abordado como um dos pilares para se destacar no mercado. Para isso, é preciso que a estratégia de pessoas vá além de oferecer salários competitivos ou oportunidades de crescimento e desenvolvimento, mas foque também em questões que envolvam a promoção da saúde e da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Em pesquisa recente, o Top Employers Institute Brasil, empresa de certificação global que reconhece a excelência nas condições de trabalho criadas pelas organizações, avaliou o que mais de 1.200 empregadores nacionais e internacionais oferecem como soluções de bem-estar.

O conceito é amplo, portanto, o estudo focou em quesitos como prevenção, apoio durante afastamento por motivo de doença e programas de apoio e estímulo à vida saudável.

Quando o assunto é trabalho além da carga horária, apesar de a legislação delimitar criteriosamente os limites de jornada de trabalho, um grupo de empresas está indo além e implantando programas que desencorajam os funcionários a permanecerem mais do que o necessário no escritório.

No Brasil, 62% das organizações que participaram da pesquisa possuem iniciativas neste sentido. O número é 10% maior em relação à média global e 20% maior em relação a outras empresas presentes na América Latina.

Por outro lado, as companhias nacionais ainda estão atrás no cuidado com o stress e a ansiedade corporativa. Apenas 48% disseram aplicar programas preventivos, enquanto a média no mundo é de 78%.

O crescente número de profissionais procurando por programas de recuperação por esgotamento no trabalho (burn-out) coloca o tema ainda mais em evidência. Segundo o relatório, o número de empresas no Brasil que contam com algum programa de prevenção ao burn-out chegou a 17%, enquanto a média global para esta mesma iniciativa é de 34%.

Em relação a programas de apoio e estímulo a atividades físicas, as empresas que participaram afirmaram oferecer opções de esporte no local de trabalho, parceria ou subsídio para academias, programas antitabagismo, programas para perda de peso e de informação nutricional.

?A maioria dos Top Employers no Brasil ainda está avançando em questões de bem-estar e qualidade de vida no trabalho?, afirmou Gustavo Tavares, Country Manager da Top Employers Institute Brasil. ?A pressão constante por resultados e a redução nos tamanhos das equipes estão entre os principais responsáveis pelos casos de burn-out em nosso país, refletindo o momento econômico que estamos vivendo?.

Sobre o Top Employers Institute

O Top Employers Institute é uma das principais referências globais em certificações de processos de gestão de pessoas e employer branding. Com sede em Amsterdã, na Holanda, trata-se de uma certificação concedida apenas às organizações que atingem os mais altos padrões de excelência em condições de carreira. No Brasil desde 2011, o selo Top Employers é conferido anualmente para as melhores empregadoras do país.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

 

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER