Home / Notícias / 09/04/2017 - A armadilha da alavancagem dos negócios em tempos de crise e recessão econômica

09/04/2017 - A armadilha da alavancagem dos negócios em tempos de crise e recessão econômica

Marcos Biaggio
Alavancar um negócio, nos dias de hoje, está se tornando tarefa árdua e mesmo os…

O mundo dos negócios, sobretudo as franquias, demonstram a partir dos seus inúmeros exemplos que muitos empresários construíram a sua empresa uma única vez e em 10 anos, em média, ficaram ricos.

Criar um negócio, fazê-lo crescer e então passar o resto da vida colhendo os resultados dessa criação. Isso se chama alavancagem em negócios, ou, de maneira simples e prática, fazer uma vez e receber por isso pelo resto da vida.

Portanto, precisamos entender muito bem o sentido de alavancagem e saber como aplicar em qualquer tipo de negócio, não importa qual seja o ramo de atividade. Como resultado, inevitavelmente, o negócio poderá enriquecer o seu dono no prazo de 10 anos, exatamente como acontece com muitas franquias. Muita gente constrói um negócio e tem o sonho de enriquecer rapidamente, no prazo de 2 a 5 anos. Os seus proprietários apenas esquecem que enriquecer exige aprendizagem e atitude para então construir equipes, definir o mercado alvo, criar relacionamento com os seus prospects, conquistar e manter clientes e então colher resultados.  A questão é que alavancar o negócio dentro de um conceito prático e definitivo,é fazer uma única vez, de forma organizada e sistematizada, para então receber por isso durante muito tempo.

E não vamos aqui confundir o conceito clássico de alavancagem financeira e operacional com o que pretendemos transmitir de modo aplicado ao desenvolvimento de negócios. Em finanças, alavancagem é palavra genérica para qualquer técnica aplicada para multiplicar a rentabilidade a partir do endividamento (tomando dinheiro emprestado). Já a alavancagem operacional ocorre quando um crescimento qualquer em vendas provoca um crescimento muito maior no lucro bruto. Nesse caso, o efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os custos fixos são distribuídos por um volume maior de produção, fazendo com que o custo unitário da mercadoria seja reduzido.

Dentre todos os conceitos, vamos aqui focar na definição matemática de alavancagem ? dividir para multiplicar o resultado final. Henry Ford aplicou muito bem essa definição quando dividiu o trabalho na linha de montagem de sua fábrica de automóveis para multiplicar os resultados; assim como o McDonald?s nos ensina até hoje o que é ?dividir para multiplicar? com o seu modelo bem sucedido e copiado no mundo todo.

Se pegarmos todas as definições de alavancagem, das clássicas às mais práticas (sistema McDonald?s), podemos traduzir exatamente para o sentido que nos remete à idéia do ?faça uma única vez e ganhe com isso pelo resto da vida?. Na prática, para um dono de negócio, significa criar, testar, medir, sistematizar, treinar equipes, revisar o processo periodicamente, analisar seus indicadores de produtividade e resultados, reeditar as estratégias campeãs e duplicar o seu modelo de empresa na forma de filiais ou franquias. Em resumo, é quando o empresário alcança a sua liberdade e encontra diante de si a opção de investir no próprio negócio ou partir para novas atividades.

Cabe aí destacarmos que a alavancagem do negócio remete necessariamente para o conceito mais inovador de negócio de êxito: uma empresa comercial, rentável e que funcione sem o seu dono. Daí a liberdade do empresário que entendeu o que é alavancar o seu negócio e fazê-lo funcionar sem a sua presença. Não estamos diante de uma utopia, ou um sonho. É possível criar ou transformar qualquer negócio para que ele seja rentável e funcione sem o seu dono.

===================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER