Home / Notícias / 08/11/2016 - Consultoria prevê forte crescimento da região Norte

08/11/2016 - Consultoria prevê forte crescimento da região Norte

Consultoria prevê forte crescimento da região Norte
Taxa de quase 4% é esperada em 2017, com maturação de projetos industriais

Projeção feita pela consultoria Tendências dá conta de que a região Norte vai liderar o crescimento em 2017 em termos percentuais. Alcançará invejáveis 3,9% de expansão, seguida do Nordeste e do Centro-Oeste, com 2,3% e 2,2%, respectivamente. O Sudeste, em quarto lugar, deverá apresentar uma taxa de crescimento de 1,4% e Sul, 1,3%. Nacionalmente, a consultoria estima alta do PIB de 1,5% no próximo ano. Segundo o economista da Tendências, Adriano Pitoli, "na região Norte, há maturação de uma série de investimentos e a economia é mais sensível ao ciclo de retomada econômica", disse em reportagem publicada na agência Reuters.

Em virtude disso, a indústria local será o principal motor de crescimento da economia do Norte em 2017, provocando reação nas demais atividades. A consultoria Tendências prevê crescimento de 7,2% para o PIB industrial da região, ou seja, três vezes mais que o previsto para o Brasil como um todo.

O bom desempenho esperado tem relação com a construção do projeto de mineração Ferro Carajás S11D, da Vale, executado simultaneamente no Pará e no Maranhão, ao lado da retomada da Zona Franca de Manaus.

O projeto de mineração deve entrar em operação ainda este ano, no qual foram investidos US$ 14,3 bilhões. A obra chegou a contratar 30 mil trabalhadores, e engloba a construção de um ramal ferroviário de 101 quilômetros, a expansão da Estrada de Ferro Carajás e a ampliação do Terminal Marítimo de Ponta Madeira, em São Luís, ainda segundo a Reuters. No pior da crise econômica, a Zona Franca de Manaus foi duramente afetada porque se dedica à produção de itens como motocicletas e eletroeletrônicos, segmentos que se retraíram com o encolhimento do crédito e do mercado de trabalho.

 

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER