Home / Notícias / 08/11/2016 - ?Atualizar É A Palavra-Chave Para Garantir A Segurança De Seus Dados?, Diz Arie Halpern

08/11/2016 - ?Atualizar É A Palavra-Chave Para Garantir A Segurança De Seus Dados?, Diz Arie Halpern

Arie Halpern é economista e empreendedor com foco em inovação e tecnologias disruptivas

Diante da pergunta ?atualizar agora ou depois??, não tenha dúvidas: atualizar agora é a melhor opção. Seja o sistema operacional, o Java, o leitor de PDF do Acrobat, o Adobe Flash Player, o aplicativo que for, se você tem alguma consideração em relação à sua privacidade no ciberespaço, atualize. ?Atualizar é a palavra-chave para garantir a segurança de seus dados?, diz Arie Halpern. O motivo, claro, é dispor da última versão do programa, presumivelmente mais moderna e mais segura porque traz correções para as vulnerabilidades detectadas pelos técnicos. É assim que a sugestão de atualização chega para o usuário.

Já o cibercriminoso reage de maneira diametralmente oposta. Para ele, o arquivo de atualização distribuído pelo fabricante traz informações preciosas justamente sobre as brechas do programa que ele pode utilizar para invadir um sistema e roubar informações. A favor de seus propósitos criminosos, sugere Arie Halpern, ele conta com a indiferença, preguiça, ignorância e lentidão dos usuários em fazer as atualizações que vão eliminar aquelas vulnerabilidades. Então, age rápido para tirar partido da situação enquanto todas as portas e janelas não estiverem novamente trancadas.

Acredite, esses ataques podem começar menos de duas horas depois de o fabricante tornar públicas as falhas que estão sendo corrigidas. Foi o que ocorreu , segundo a empresa de segurança Trustwave, com o sistema Joomia de gestão de conteúdo (CMS). Outro sistema semelhante e muito popular, o WordPress, está entre os alvos preferido dos invasores. E o trabalho fica muito facilitado pela lerdeza com que os aplicativos são atualizados. Segundo dados do 2016 Trustwave Global Security Report, um ataque em grande escala contra o sistema usando as brechas de um plugin popular conhecido como Slider Revolution começou oito meses após a distribuição das atualizações. Estima-se que mais de 100.000 sites foram invadidos e muitos usuários não atualizaram seus sistemas até hoje. Esses ataques representaram sozinhos 48% de todos os ataques a servidores de Web catalogados pela Trustwave em 2015.

Nem tudo é dado de bandeja para os ciberpiratas. Muitas vezes, as fragilidades nos programas são descobertas antes por eles do que pelos fabricantes. São casos mais raros, mais específicos e mais sérios. Os invasores têm então a vantagem de agir com liberdade antes de serem identificados. É o que os especialistas chamam de Zero-day. Em 2015, segundo o relatório da Trustwave, foram registrados 21 casos de vulnerabilidades Zero-day -- oito delas relativas ao Adobe Flash Player. A maioria dos ataques, no entanto, explora mesmo os descuidos dos usuários. Uma ideia de quão descuidados somos está no fato de que «Password1» é a senha mais utilizada pelos internautas. Em nome da segurança, convém escolher melhor as senhas e atualizar, sempre.

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER