Home / Notícias / 05/04/2017 - A Relação Da Saúde Bucal Com As Doenças Cardiovasculares

05/04/2017 - A Relação Da Saúde Bucal Com As Doenças Cardiovasculares

Dentista da Caixa Seguradora Odonto explica como a falta de cuidados bucais pode interferir na…

O cuidado com a saúde bucal ainda não é tão levado a sério se compararmos com a saúde do corpo em geral e muitos acreditam que dar a devida atenção aos dentes é uma questão exclusivamente estética, porém a higiene bucal é mais importante do que as pessoas imaginam. O coração, um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, está ligado à boca por meio da corrente sanguínea, assim, bactérias podem passar da gengiva, quando instalado doença periodontal ou cárie, que se espalham pelo sistema sanguíneo chegando ao coração.

?Isso parece distante, mas acontece com mais frequência do que pensamos. Essa condição recebe o nome de ?endocardite bacteriana? e faz com que microrganismos se acumulem na boca e caiam na corrente sanguínea, inflamando os vasos e deixando as válvulas e artérias mais frágeis e com pré-disposição a falhas e desgastes?, explica Rosane Farias de Menezes, dentista da Caixa Seguradora Odonto.

Um estudo do Incor (Instituto do Coração) mostrou que 40% dos pacientes que possuem doenças cardíacas não apresentam uma higiene bucal adequada. ?A endocardite é uma doença séria e quando não tratada pode destruir a válvula de bombeamento que leva o sangue ao coração, ocasionando um quadro de insuficiência aguda e bastante grave?, alerta a dentista.

Além da falta de higiene, outro fator que pode ajudar na formação da endocardite consiste no excesso do consumo de alimentos muito quentes, o que pode ajudar a fragilizar a gengiva e, consequentemente, contribuir para a criação de feridas que irão abrir caminho para as bactérias. ?Comer comida excessivamente quente, além de colaborar para a sensibilidade dos dentes, pode iniciar ou agravar esse problema. Para evitar essa e outras complicações, é de extrema importância escovar os dentes após as refeições, utilizar o fio dental e ir ao dentista frequentemente?, finaliza Roseane.

Sobre a CAIXA SEGURADORA ODONTO

A Caixa Seguradora Odonto é uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no segmento, a empresa oferece diversas opções de planos individuais e corporativos. Atualmente, a Caixa Seguradora Odonto conta com 550 mil beneficiários, 7.500 pontos de atendimento e mais de 25 mil opções de atendimento em todo o Brasil. A empresa faz parte da Caixa Seguradora, uma união bem sucedida entre duas instituições: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal.

www.odontoempresas.com.br

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Atendimento

COTAÇÃO ONLINE

Envie sua solicitação. A Miller Torres liga para você.

ONDE ESTAMOS

Rua 104 nº 192 St. Sul
Goiânia-GO, Brasil
CEP 74083-300

ATENDIMENTO

Telefone: (62) 3093-8080
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira
das 9:00h às 18:00h

NEWSLETTER