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03/04/2017 - Aprenda a usar as críticas a seu favor

Madalena Feliciano
Saiba como mudar a postura perante críticas e usá-las para crescimento pessoal

Não importa o lugar que você trabalhe, sempre existirão pessoas prontas a criticá-lo e fazer julgamentos a seu respeito - desde críticas leves, rígidas, porque não gostaram do seu trabalho ou porque não gostam de você por algum motivo. De acordo com a gestora de carreiera, Madalena Feliciano, a chave do sucesso corporativo, é saber receber essas críticas. ?Sejam de um superior ou de um colega, elas existirão ? e o ideal é manter uma postura receptiva para lidar com essa situação da melhor forma possível?, aconselha.

A especialista, que é diretora da empresa Outliers Careers e do Instituto Profissional de Coaching, comenta que existem algumas atitudes que podem ser tomadas para que as críticas sejam aceitas e, ao mesmo tempo, não ?machuquem? a pessoa que as recebeu.?A primeira coisa que eu digo é: não seja reativa. Não responda com argumentos defensivos ou ofensivos de imediato, sem refletir sobre o que foi lhe dito?, diz.

Segundo Madalena, refletir sobre alguns comentários a nosso respeito, por mais duros que sejam, ajuda a melhorar nossas relações interpessoais assim como o próprio autoconhecimento. ?Além disso, manter a calma e ser tolerante nessas horas, demonstra controle e inteligência emocional, além de muito profissionalismo, que são sempre bem vistos pelos superiores?, argumenta a coach.

Caso surja a necessidade de responder às críticas, seja por que você achou injusta, ou porque até mesmo concorda, não faça isso sem antes pensar muito bem na resposta. ?Seja sempre cordial e tenha argumentos coerentes, vale muito mais a pena do que responder de forma impulsiva. Pergunte como você pode fazer para mudar o quadro ou proponha você mesmo soluções. É sempre importante lembrar que aquela crítica foi feita por alguma razão e nesse caso, o profissional precisa manter a mente aberta?, aconselha a especialista.

Madalena diz que profissionais que não sabem lidar com críticas, precisam rever conceitos, pois ele não é perfeito e eventualmente irá errar. ?Agir na defensiva quando recebe uma crítica, só a confirma. Críticas construtivas são uma ótima forma de crescimento pessoal e profissional, ainda que possam ser dolorosas no início. Agradeça a preocupação ou consideração da pessoa que lhe criticou, mostre que você se importa com o que foi dito?, comenta.

Também é muito importante não levar as críticas para o lado pessoal, entender de forma objetiva as mensagens ? ou seja, o que deve ser feito para mudar, - não pedir opiniões se não estiver preparado para ouvir coisas que não deseja, e entenda que as críticas são sim muito importantes, mas que não podem lhe abalar. ?As críticas já foram feitas, então, aproveite-se delas para melhorar seu desempenho profissional e também como pessoa?, conclui a coach.

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